Gestão de conflito na sala de aula: caso dos discentes do curso de ensino primário ISCED-Cabinda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13454

Palavras-chave:

gestão, conflito, sala de aula, discente

Resumo

Este artigo, desenvolve-se sob o título “gestão de conflito na sala de aula: caso dos discentes do I ano do curso de Ensino Primário, ISCED-Cabinda. A situação problemática que incentivou o desenrolar do tema, deu lugar à definição do subsequente problema científico: Como contribuir na gestão de conflito na sala de aula, nos discentes do curso de Ensino Primário, ISCED-Cabinda? Com a finalidade de contribuir na resolução do problema científico definido, foi formulada a hipótese à continuação: Com a mediação do diálogo é possível contribuir na gestão de conflito na sala de aula, mediante os discentes do curso de Ensino Primário, ISCED-Cabinda. Em seu paralelo metodológico, com o propósito de que constatasse-se a hipótese formulada, foi preconizado como objetivo geral: Contribuir na gestão de conflito na sala de aula, mediante os discentes do curso de Ensino Primário ISCED-Cabinda. Os métodos aplicados, em especial de natureza empírica, facilitaram a constatação da hipótese formulada, uma vez que, os resultados, foram notório que há insuficiências com relação a participação ativa dos conteúdos e a ética e deontologia profissional para os que caíram nessa situação. Às intencionalidades da investigação resumida neste artigo, considera-se atingido o objetivo geral, em consideração de ter sido notório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeremias Zau Kimbuca, Fernando Lembi Kimbuca e Maria Kilendo Zau Kimbo - Angola

Mestre em Metodologias de Ensino Superior, Licenciado em Pedagogia opção Gestão e Inspecção Escolar, ambos concluídos no Instituto Superior de Ciências da Educação em Cabinda. Formações profissionais: Técnicas de Elaboração de Artigos Científicos; Técnologia de informação e comunicação como recurso para docência e produção cientifica; Técnicas de Secretáriado e Atendimento ao Público.

Contribuição da autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo.

Referências

CURY, C. J. (1997). O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. Vozes: Rio de Janeiro.

FREIRE, P. (1996). Pedagogia da autonomia: sabes necessários à prática de educativa . São Paulo: Paz e Terra .

GOMES, C. A. (2009). Poder, autoridade e liderança institucional na escola e na sala de aula: perspectivas sociológicas clássicas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Brasil : Rio de Janeiro.

JOVA, M. D., KIMBUCA, J. Z., & LEOPOLDO, A. C. (01 de Agosto de 2023). Concepção escolanovista de educação: realidade e prática efetiva nas escolas primarías de Cabinda de 2002 a 2021. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 02, e13, p. 16.

LIBÂNEO, J. C. (2001). Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa.

PANIAGUA, G. P. (2007). Educação infantil: resposta educativa à diversidade. Porto Alegre: Artmed.

PEREIRA, R. R. (2011). Relação família e escola: uma parceria que dá certo. Mundo Jovem: um jornal de ideias. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

REITORIA DA UNIVERSIDADE 11 DE NOVEMBRO . (2014). Caderno de Informações Académicas. Angola/ Cabinda: Universidade 11 de Novembro.

SILVA, M. (2003). Percepção dos alunos sobre os conflitos e violência: Um estudo em escolas do 3.º ciclo nos Açores. Lisboa: Universidade Aberta.

TAMO, K. (2012). Introdução à Gestão das Organizações: Conceitos e Estudos de casos. Luanda: Capatê.

THOMAS, K. W. (1992). Conflict and conflict management. In M. D. DUNNETTE, & L. M. HOUGH, Handbook of industrial and organizational psychology. Los Angeles: University of California.

TORREGO, J. C. (2003). Mediação de conflitos em instituições educativas - manual para formação de mediadores. Porto: ASA.

VINYAMATA, E. (2005). Aprender a partir do conflito. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed. www.Priberam, P. D. (28 de 06 de 2008-2013). http://www.priberam.pt/dlpo/implica%C3%A7%C3%B5es. Obtido em 18 de 08 de 2019, de www.intervenção.pt

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

KIMBUCA, J. Z. Gestão de conflito na sala de aula: caso dos discentes do curso de ensino primário ISCED-Cabinda. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13454, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13454. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13454. Acesso em: 4 maio. 2024.