Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13531

Palavras-chave:

educação, metodologia, entrelace analítico

Resumo

A separação entre pesquisador, aquele que teoriza, e professor, o que coloca as teorias em prática, tem sido questionada nos contextos de pesquisa em educação e ciências humanas, há muito tempo. O professor pode ser teorizador de sua própria prática, reconhecendo o valor do conhecimento daqueles que atuam nas salas de aula. Alinhada a esse argumento está a Pesquisa Docente (do inglês, Teacher Research), que trata de professores-pesquisadores, fundamentada na redefinição das relações estabelecidas entre pesquisa e ensino, de modo que ambas não sejam dissociadas (Freeman, 1998). Este estudo descreve as etapas da Pesquisa Docente, os possíveis instrumentos de coleta de dados e propõe ampliar seus procedimentos de análise por meio do entrelaçamento com a metodologia de análise chamada Processo de Codificação de Auerbach e Silverstein (2003). Dessa forma, este artigo objetiva apresentar o Entrelace Analítico como uma metodologia de pesquisa em educação proposta pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Biografia do Autor

Paulo Boa Sorte, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA). Bolsista Fulbright. Contribuição de autoria: Autor.

Jefferson do Carmo Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA). Bolsista CAPES. Contribuição de autoria: Autor.

Allessandra Elisabeth dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membra do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA). Bolsista CAPES. Contribuição de autoria: Autora. Lattes:https://lattes.cnpq.br/4224253760422995

Laila Gardênia Viana Silva, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membra do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Educação e Linguística Aplicada (TECLA). Contribuição de autoria: Autora. 

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Universidade Federal do Paraná - Brasil

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membra do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de Internacionalização da Educação Superior (GPLIES). Bolsista CAPES. Contribuição de autoria: Autora. Lattes: https://lattes.cnpq.br/8011990336434308

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

SORTE, P. B.; SANTOS, J. do C. A.; SANTOS, A. E. dos; SILVA, L. G. V.; SILVA, N. S. M. Entrelace analítico como metodologia de pesquisa em educação no paradigma emergente . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13531, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13531. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13531. Acesso em: 22 dez. 2024.