Os adultos e o gênero na educação infantil em registros de diário
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13819Palavras-chave:
Binarismo, Educação Infantil, GêneroResumo
Este artigo aborda a influência da divisão binária de gênero na sociedade sobre o trabalho das professoras na Educação Infantil. Examina-se a expressão de gênero nas brincadeiras e nas atitudes das crianças, bem como a possível perpetuação desse binarismo nas práticas das professoras. Explora-se o conceito de gênero como uma construção social, distinguindo-o do sexo biológico, e como a sexualidade e a afetividade influenciam essa equação. Utilizando abordagem qualitativa, analisam-se diários de aula de um período em que o autor atuou como pesquisador e coordenador pedagógico em uma escola de Educação Infantil. São discutidos exemplos de intervenções pedagógicas para desafiar estereótipos de gênero e promover uma educação inclusiva. Conclui-se que é essencial questionar e redefinir as normas de gênero na educação, buscando novas pedagogias que permitam a livre expressão das identidades das crianças e a desconstrução de preconceitos.
Downloads
Referências
DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: Teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 15 – 41.
FINCO, Daniela. Relações de gênero nas brincadeiras de meninos e meninas na educação infantil. Pro-Posições, Campinas (SP), v.14, n.3, set./dez. 2003. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643863>. Acesso em: 03 ago. 2023.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
SILVA, Marcelo Oliveira da; DORNELES JÚNIOR, Valmir, WAGNER, Régis. Visões sobre o gênero masculino na Educação Infantil: perspectivas sobre a atuação de homens. In: BORGES, Leonir (org.). Novas perspectivas para a formação de professores. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020, p. 15-49.
SARAIVA, Luiz Alex Silva. Além dos estigmas profissionais. In: FREITAS, Maria Ester; DANTAS, Marcelo. (orgs.). Diversidade sexual e trabalho. São Paulo: Cengage Learning, 2012, p. 149-168.
TEIXEIRA, Cíntia Maria; MAGNABOSCO, Maria Madalena. Gênero e diversidade: formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Oliveira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.