Os adultos e o gênero na educação infantil em registros de diário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13819

Palavras-chave:

Binarismo, Educação Infantil, Gênero

Resumo

Este artigo aborda a influência da divisão binária de gênero na sociedade sobre o trabalho das professoras na Educação Infantil. Examina-se a expressão de gênero nas brincadeiras e nas atitudes das crianças, bem como a possível perpetuação desse binarismo nas práticas das professoras. Explora-se o conceito de gênero como uma construção social, distinguindo-o do sexo biológico, e como a sexualidade e a afetividade influenciam essa equação. Utilizando abordagem qualitativa, analisam-se diários de aula de um período em que o autor atuou como pesquisador e coordenador pedagógico em uma escola de Educação Infantil. São discutidos exemplos de intervenções pedagógicas para desafiar estereótipos de gênero e promover uma educação inclusiva. Conclui-se que é essencial questionar e redefinir as normas de gênero na educação, buscando novas pedagogias que permitam a livre expressão das identidades das crianças e a desconstrução de preconceitos.

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Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pelotas - Brasil

Professor da área da Educação Infantil no curso superior de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

SILVA, M. O. da. Os adultos e o gênero na educação infantil em registros de diário. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13819, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13819. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13819. Acesso em: 21 nov. 2024.