Da peste de Justiniano à covid-19: uma análise história dos impactos das pandemias na educação
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13821Palavras-chave:
Cansaço Mental, Educação, PandemiasResumo
As pandemias se mostram como uma lastima realidade na história, sendo responsáveis por transformações nos âmbitos econômicos, sociais e educacionais. Posto isso, buscamos discutir como diferentes pandemias, a exemplo da peste de Justiniano, peste negra, a varíola do século XVI, a gripe espanhola e a mais recente, a Covid-19, fomentaram transformações nas realidades e contextos educacionais de cada época. Devido à proximidade com nosso contexto social, focamos na pandemia da Covid-19, buscando compreender a conjuntura social antes de sua expansão, marcada pela ampliação de adoecimentos psicológicos, decorrente de uma sociedade cansada com a hipervalorização do desempenho e rendimento pessoal. Metodologicamente, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica, estabelecemos uma interlocução com artigos e livros, que tratam do tema referido. Concluímos que a educação, como um processo intrínseco a sua realidade, é bastante afetada pelas mudanças geradas pelas pandemias, ao mesmo tempo que se apresenta como fundamental para o enfrentamento dessas.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação e da pedagogia: geral e Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2012.
ARRUDA, Alessandra C. de Toledo et. al. Condição pós-COVID-19 ou COVID longa: guia de orientações e exercícios. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2023. E-book.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
BRIDI, Maria Aparecida et al. O trabalho remoto/home-office no contexto da pandemia COVID-19. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade, 2020. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/remir/images/Artigos_2020/ARTIGO_REMIR.pdf.Acesso em: 02 ago. 2023.
CALEGARI, Ana Elisa Silva; DOTI, Marcelo Micke. A sociedade do cansaço no contexto brasileiro pós pandemia. Revista Interface Tecnológica, v. 19, n. 2, p. 476-488, 2022. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br /interfacetecnologica/article/view/1530. Acesso em: 10 jun. 2023.
ECO, Umberto. Idade Média: bárbaros, cristãos e mulçumanos. Editora Leya, 2010.
FALCON, Francisco; RODRIGUES, Antônio E. Os novos tempos: A cultura moderna se faz presente na Europa Ocidental. In. A formação do mundo moderno: a construção do ocidente dos séculos XIV ao XVIII. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, p. 66-106.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Penso Editora, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
FRANCO JR, Hilário. O feudalismo. 1. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
FRANCO JR, Hilário; ANDRADE F., Ruy de Oliveira. O Império Bizantino. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução de Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.
LE GOFF, Jacques. O século XII: nascimento dos intelectuais. In: Os intelectuais na Idade Média. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006, p. 29-90.
LISBOA, Armando de Melo. De América a Abya Yala: semiótica da descolonização. Revista Educação Pública, v. 23, n. 53, p. 501-531, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2238-20972014000300004&script=sci_abstract&tlng=en. Acesso em: 22 set. 2023.
MACHADO, Regimar Carla et al. Pandemias e COVID-19 transformam o mundo: uma análise de contextos. Enfermagem Brasil, v. 20, n. 2, p. 255-279, 2021. Disponível em: https://convergenceseditorial.com.br/index.php/enfermagembrasil /article/view/4442. Acesso em: 10 jun. 2023.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos Pré-Socráticos a Wirttgenstein. 18. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
MATTOS, Lucas Feitosa. Peste negra e o fim da educação medieval. Medievalis, v. 9, n. 1, p. 1-11, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ medievalis/article/download/44316/23806. Acesso em: 14 jun. 2023.
NASCIMENTO, Sandra et al. Pandemia COVID 19 e Perturbação Mental: Breve Revisão da Literatura. Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, v. 6, n. 2, p. 67-76, 2020. Disponível em: http://www.revistapsiquiatria.pt/index.php/ sppsm/article/view/146. Acesso em: 10 jun. 2023.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Pandemia de COVID-19 desencadeia aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em países das Américas. Organização Pan-Americana da Saúde, 2022. Disponível em: https://www.paho.org/pt/noticias/2-3-2022-pandemia-covid-19-desencadeia-aumento-25-na-prevalencia-ansiedade-e-depressao-em Acesso em: 8 jul. 2023.
PALMA, Marcos Monte; HERCULANO, Villian Costa. A sociedade do cansaço de Byung-Chul-Han: E o existencialismo da digitalização nas redes sociais. Complexitas–Revista de Filosofia Temática, v. 6, n. 1, p. 11-23, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/complexitas/article/view/10133. Acesso em: 10 jun. 2023.
PRADO, Maria Ligia. A formação das nações latino-americanas. 11. ed. São Paulo: Atual Editora, 1994.
REIS FILHO, Daniel Aarão. A Revolução Russa 1917 – 1921. 4. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
ROSÁRIO, Maria José A.; MELO, Clarice Nascimento de. A educação jesuítica no Brasil colônia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 15, n. 61, p. 379-389, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/ histedbr/article/view/8640534. Acesso em: 16 jun. 2023.
VIEIRA, M. A.; et. al. Saúde mental na escola. In: ESTANISLAU, Gustavo M.; BRESSAN, Rodrigo Affonseca (Org.). Saúde Mental na escola. 1. ed. Porte Alegre: Artmed, 2014, v. 1, p. 13-23.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcos Ithalo de Souza Costa, Rafael Britto de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.