Da peste de Justiniano à covid-19: uma análise história dos impactos das pandemias na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13821

Palavras-chave:

Cansaço Mental, Educação, Pandemias

Resumo

As pandemias se mostram como uma lastima realidade na história, sendo responsáveis por transformações nos âmbitos econômicos, sociais e educacionais. Posto isso, buscamos discutir como diferentes pandemias, a exemplo da peste de Justiniano, peste negra, a varíola do século XVI, a gripe espanhola e a mais recente, a Covid-19, fomentaram transformações nas realidades e contextos educacionais de cada época. Devido à proximidade com nosso contexto social, focamos na pandemia da Covid-19, buscando compreender a conjuntura social antes de sua expansão, marcada pela ampliação de adoecimentos psicológicos, decorrente de uma sociedade cansada com a hipervalorização do desempenho e rendimento pessoal. Metodologicamente, com a fundamentação de uma pesquisa bibliográfica, estabelecemos uma interlocução com artigos e livros, que tratam do tema referido. Concluímos que a educação, como um processo intrínseco a sua realidade, é bastante afetada pelas mudanças geradas pelas pandemias, ao mesmo tempo que se apresenta como fundamental para o enfrentamento dessas.

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Biografia do Autor

Marcos Ithalo de Souza Costa, Faculdade de Educação de Crateús - Brasil

Graduando em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará; UECE/FAEC. Experiência em atividades de monitoria na disciplina de Introdução aos Estudos Históricos. Bolsista em Iniciação Científica pela UECE.

Rafael Britto de Souza, Faculdade de Educação de Crateús - Brasil

Graduado em Psicologia (UNIFOR), Pedagogia (UECE) e Filosofia (UNINTER), Mestre em Psicologia (UFC) e Filosofia (UECE), com doutorado em Educação (UFC). Professor Adjunto da UECE-FAEC

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

COSTA, M. I. de S.; SOUZA, R. B. de. Da peste de Justiniano à covid-19: uma análise história dos impactos das pandemias na educação . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13821, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13821. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13821. Acesso em: 4 maio. 2024.