A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13823

Palavras-chave:

currículo, base nacional comum curricular, educação ambiental crítica

Resumo

A vivência de pandemia, problemas climáticos e desastres ambientais experienciados com maior frequência nos últimos tempos fazem a humanidade refletir sobre como estamos lidando com o planeta. Com isso, a Educação Ambiental (EA) vem se tornando um caminho para auxiliar no processo de transformação das pessoas e futuros cidadãos. Assim, esta pesquisa buscou mapear e analisar estudos sobre EA no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da EA Crítica. A literatura foi mapeada a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2017 e 2022. Apenas 2 estudos foram selecionados diante dos critérios de busca, os quais revelam a incipiência dos estudos sobre EA Crítica no contexto da BNCC. Verificou-se que a literatura selecionada direciona para a necessidade de se estudar EA para formar cidadãos mais críticos e reflexivos, e a escola tem seu papel fundamental em tal mudança.

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Biografia do Autor

Thaís Borges Moreira, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017) e Pedagogia pela UNINTER (2022). Mestra e Doutoranda em Educação pela UFC, atua como bolsista CAPES, além de ser bolsista voluntária no PROPAG, ambos da instituição.

Contribuição de autoria: autora principal, desenvolveu 60% da pesquisa.

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Química pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE – Iguatu). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FAFIDAM).

Contribuição de autoria: coorientador da pesquisa, desenvolveu 20% da pesquisa.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Líder do GEPENCI.

Contribuição de autoria: orientadora da pesquisa, desenvolveu 20% da pesquisa.

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Publicado

2024-01-16

Como Citar

MOREIRA, T. B.; SILVA, W. D. A. da; LEITE, R. C. M. A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13823, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13823. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13823. Acesso em: 1 maio. 2024.