A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.13823

Palavras-chave:

currículo, base nacional comum curricular, educação ambiental crítica

Resumo

A vivência de pandemia, problemas climáticos e desastres ambientais experienciados com maior frequência nos últimos tempos fazem a humanidade refletir sobre como estamos lidando com o planeta. Com isso, a Educação Ambiental (EA) vem se tornando um caminho para auxiliar no processo de transformação das pessoas e futuros cidadãos. Assim, esta pesquisa buscou mapear e analisar estudos sobre EA no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na perspectiva da EA Crítica. A literatura foi mapeada a partir do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entre 2017 e 2022. Apenas 2 estudos foram selecionados diante dos critérios de busca, os quais revelam a incipiência dos estudos sobre EA Crítica no contexto da BNCC. Verificou-se que a literatura selecionada direciona para a necessidade de se estudar EA para formar cidadãos mais críticos e reflexivos, e a escola tem seu papel fundamental em tal mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Borges Moreira, Universidade Federal do Ceará - Brasil

Possui graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2017) e Pedagogia pela UNINTER (2022). Mestra e Doutoranda em Educação pela UFC, atua como bolsista CAPES, além de ser bolsista voluntária no PROPAG, ambos da instituição.

Contribuição de autoria: autora principal, desenvolveu 60% da pesquisa.

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e licenciado em Química pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE – Iguatu). Professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE/FAFIDAM).

Contribuição de autoria: coorientador da pesquisa, desenvolveu 20% da pesquisa.

Raquel Crosara Maia Leite, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Brasileira (PPGE/UFC) e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Líder do GEPENCI.

Contribuição de autoria: orientadora da pesquisa, desenvolveu 20% da pesquisa.

Referências

BARBOSA, Luciano Chagas. Políticas públicas de educação ambiental numa sociedade de risco: tendências e desafios no Brasil. In: IV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM AMBIENTE E SOCIEDADE, Brasília, 2008. Anais [...]. Brasília, 2008. p. 1-21. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao11.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5526. Acesso em: 03 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/historico. Acesso em: 05 ago. 2022.

DIGIOVANI, Juliane Knopik. Formação continuada em educação ambiental: propostas didáticas desenvolvidas no contexto de um curso remoto em tempos de covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.

GUERRA, Antônio Fernando; ORSI, Raquel Fabiane Mafra. Tendências, abordagens e caminhos trilhados no processo de formação continuada em Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. esp., p. 28-45, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3386. Acesso em: 22 ago. 2022.

LAYRARGUES, Philippe Pomier. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de (org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. p. 72-103.

MORADILLO, Edilson Fortuna de; OKI, Maria da Conceição Marinho. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 332-336, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/MHFDXQd5G5MMsrSn9zQ4Zvc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 ago. 2022.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora da UNIJUI, 2016.

NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira et al. O não lugar da formação ambiental na educação básica: reflexões à luz da BNCC e da BNC-formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e26552, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/99zmHxYDybJXnLK58myPZ8f/#. Acesso em: 15 ago. 2022.

OLIVEIRA, Lucas de; NEIMAN, Zysman. Educação Ambiental no âmbito escolar: análise do processo de elaboração e aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), São Paulo, v. 15, n. 3, p. 36-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10474/7735. Acesso em: 19 mar. 2022.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. Identidades da educação ambiental brasileira. In: Layrargues, Philippe Pomier (org.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, p. 25-34, 2004. Disponível em: https://vilavelha.ifes.edu.br/images/stories/biblioteca/sala-verde-virtual/educacao-ambiental/identidades-da-educacao-ambiental-brasileira-livro.pdf#page=27. Acesso em: 18 set. 2022.

PEREIRA, Elienae Genésia Corrêa; FONTOURA, Helena Amaral; ROCQUE, Lucia Rodrigues. Educação ambiental e os documentos oficiais de ensino: encontros e desencontros. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, 2013.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares; SANTOS, Camila Lima; PENELUC, Magno da Conceição. A Educação Ambiental na formação de professores de Química da UFBA. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/129/114. Acesso em: 9 ago. 2023.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 1-2, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/. Acesso em: 20 set. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa Santos. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020. Disponível em: https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf. Acesso em: 8 ago. 2023.

SILVA, Dweison Nunes Souza; GOMES, Edvânia Torres Aguiar; SERNA, Aura González. Educação Ambiental no Novo Ensino Médio: o que há de ‘novo’?. Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 34, p. 127-147, 2022. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1466. Acesso em: 10 nov. 2022.

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da. Histórias de vida e desenvolvimento profissional docente de formadores na Licenciatura em Química: feitos, lutas e perspectivas no contexto das reformas educacionais. 2023. Tese (Doutorado em Educação) ─ Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/58311. Acesso em: 23 jun. 2023.

SILVA, Wanderson Diogo Andrade da; GOMES, Suzana dos Santos. As disputas pe

la formação de professores no contexto das reformas educacionais (1996-2019). Debates em Educação, Maceió, v. 15, n. 37, p. 1-21, 2013. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14877. Acesso em: 9 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2024-01-16

Como Citar

MOREIRA, T. B.; SILVA, W. D. A. da; LEITE, R. C. M. A educação ambiental diante da Base Nacional Comum Curricular: revisão da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e13823, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.13823. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13823. Acesso em: 23 nov. 2024.