O ensino de ciências com foco na educação cts nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13825

Palavras-chave:

ensino de ciências, CTS, revisão sistemática, prática docente

Resumo

Este trabalho tem como foco analisar a presença da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas práticas no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Assim, com o auxílio da RSL buscamos compreender o que temos na literatura acadêmica a respeito do Ensino de Ciências com foco CTS nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos do acervo do Portal de periódicos da CAPES que colaborasse com a temática estudada. Ao final desse estudo, identificamos que o ensino CTS é importante desde a primeira infância para a formação do senso crítico dos estudantes e percebemos que há poucas publicações sobre a prática CTS no ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorrany da Cunha Neiva, Universidade Federal de Catalão - Brasil

Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo

Simara Maria Tavares Nunes, Universidade Federal de Catalão - Brasil

Doutora em Ciências pela FFCLRP/USP. Docente do PPGEDUC / Universidade Federal de Catalão. Vice-Líder do grupo GEPEEC. Contribuição de autoria: coleta e análise dos dados, escrita do artigo  

Referências

ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gam. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, novembro de 2010. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/194. Acesso em: 05 jun. 2023.

ALMEIDA, Cristiana Nazaré Goulart da Silva de; Fernandes, Lenita Leite de Oliveira; MESSEDER, Jorge Cardoso. Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica. Revista Thema, 16(3), 732–742. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.732-742.1199. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1199. Acesso em: 1 jul. 2023.

AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Contexto e Educação, Ijuí, v. 22, n. 77, p. 167-188, 2007. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089. Acesso em: 12 jul. 2023.

BONFIM, Hanslivian Correia Cruz; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões de professoras dos anos iniciais sobre os objetivos do ensino de ciências, da alfabetização científica e tecnológica e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. ACTIO: Docência Em Ciências, v. 4, n. 3, p. 488-512, set./dez. 2019. DOI: 10.3895/actio.v4n3.10604. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 12 jul. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

BRASIL, José Renato Renato Pereira; EVANGELISTA, Jucieude de Lucena; NUNES, Albino Oliveira; MACEDO, Luiz Carlos Aires. A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 486-499, 18 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425. Acesso em: 1 jun. 2023.

CARDOSO, Ana Carolyne de Oliveira; BARROS, Hugo Noronha da Silva; OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. A química da Slime: implicações e perspectivas no Ensino Fundamental. Educação Química en Punto de Vista, v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.30705/eqpv.v3i2.1947. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1947. Acesso em: 1 jun. 2023.

CORDEIRO, Robson Vinicius; SGARBI, Antonio Donizetti. Práticas pedagógicas que incluem CTS nos anos iniciais: bases para (des)construir o currículo. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1750-1765, 5 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12013. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/12013. Acesso em: 1 jun. 2023.

DIAS, Greiciele da Silva; MESSEDER, Jorge Cardoso. Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: Possibilidades para um ensino CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, , v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2017. DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5721. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721. Acesso em: 5 jun. 2023.

FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. O Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 77–105, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/161. Acesso em: 5 jun. 2023.

FOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto; BARCELLOS, Bárbara Fabris; CÔGO, Sannya Maria Britto. Sequência didática aplicada no Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica com foco CTS/CTSA. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, e22063, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.22063.id1540. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/202. Acesso em: 6 jun. 2023.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e Publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 6 jun. 2023.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, v.23 n.1 Brasília mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 6 jun. 2023.

GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Questões sociocientíficas: Origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amazônia (Universidade Federal Do Pará), 15(34), 8-17, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6589. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589. Acesso em: 13 jul. 2023.

GOMES, Bruna Cristina Carvalho; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. V. A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 146-164, set./dez. 2019. DOI: 10.3895/actio.v4n3.10424. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: Acesso em: 12 jul. 2023.

LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. v 3, nº1, jun. 2001. Disponível em: http://. Acesso em: 1 jul. 2023.

MAESTRELLI, Sandra Godoi; LORENZETTI, Leonir. A abordagem CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, volume 4, número 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.11608. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11608. Acesso em: 13 jul. 2023.

OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. Horta escolar: Ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Ensino De Ciência E Tecnologia, vol. 12, n. 1, 2019. DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7589. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7589. Acesso em: 13 jul. 2023.

OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. Da narrativa literária à produção textual coletiva: Remontando temas químicos no Ensino Fundamental. Revista Thema, vol. 14, n. 2, p. 137-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.137-150.451. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/451. Acesso em: 1 jun. 2023.

RODRIGUES, Iris Caroline dos Santos; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 224-239, 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13266. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13266. Acesso em: 13 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-10

Como Citar

NEIVA, L. da C.; NUNES, S. M. T. O ensino de ciências com foco na educação cts nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13825, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13825. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13825. Acesso em: 22 dez. 2024.