O ensino de ciências com foco na educação cts nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13825Palavras-chave:
ensino de ciências, CTS, revisão sistemática, prática docenteResumo
Este trabalho tem como foco analisar a presença da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nas práticas no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Assim, com o auxílio da RSL buscamos compreender o que temos na literatura acadêmica a respeito do Ensino de Ciências com foco CTS nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos do acervo do Portal de periódicos da CAPES que colaborasse com a temática estudada. Ao final desse estudo, identificamos que o ensino CTS é importante desde a primeira infância para a formação do senso crítico dos estudantes e percebemos que há poucas publicações sobre a prática CTS no ensino de ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Elenara Chaves Edler de; GUIMARÃES, Jorge Almeida; ALVES, Isabel Teresa Gam. Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 7, n. 13, p. 218 - 246, novembro de 2010. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/194. Acesso em: 05 jun. 2023.
ALMEIDA, Cristiana Nazaré Goulart da Silva de; Fernandes, Lenita Leite de Oliveira; MESSEDER, Jorge Cardoso. Fome no mundo: uma possibilidade de ensino CTS nos anos iniciais da educação básica. Revista Thema, 16(3), 732–742. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.732-742.1199. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1199. Acesso em: 1 jul. 2023.
AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Contexto e Educação, Ijuí, v. 22, n. 77, p. 167-188, 2007. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/1089. Acesso em: 12 jul. 2023.
BONFIM, Hanslivian Correia Cruz; GUIMARÃES, Orliney Maciel. Compreensões de professoras dos anos iniciais sobre os objetivos do ensino de ciências, da alfabetização científica e tecnológica e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino fundamental. ACTIO: Docência Em Ciências, v. 4, n. 3, p. 488-512, set./dez. 2019. DOI: 10.3895/actio.v4n3.10604. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
BRASIL, José Renato Renato Pereira; EVANGELISTA, Jucieude de Lucena; NUNES, Albino Oliveira; MACEDO, Luiz Carlos Aires. A utilização do RPG “EPIDEMIA” como estratégia metodológica para o ensino de Ciências e Geografia no Ensino Fundamental a partir de uma perspectiva CTS. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 5, p. 486-499, 18 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i5.11425. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11425. Acesso em: 1 jun. 2023.
CARDOSO, Ana Carolyne de Oliveira; BARROS, Hugo Noronha da Silva; OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. A química da Slime: implicações e perspectivas no Ensino Fundamental. Educação Química en Punto de Vista, v. 3, n. 2, 2020. DOI: 10.30705/eqpv.v3i2.1947. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/eqpv/article/view/1947. Acesso em: 1 jun. 2023.
CORDEIRO, Robson Vinicius; SGARBI, Antonio Donizetti. Práticas pedagógicas que incluem CTS nos anos iniciais: bases para (des)construir o currículo. Indagatio Didactica, v. 8, n. 1, p. 1750-1765, 5 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.34624/id.v8i1.12013. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/12013. Acesso em: 1 jun. 2023.
DIAS, Greiciele da Silva; MESSEDER, Jorge Cardoso. Harmonia entre a prática pedagógica de professores de ciências e a música popular brasileira: Possibilidades para um ensino CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, , v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2017. DOI: 10.3895/rbect.v10n1.5721. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5721. Acesso em: 5 jun. 2023.
FABRI, Fabiane; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto. O Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental sob a ótica CTS: uma proposta de trabalho diante dos artefatos tecnológicos que norteiam o cotidiano dos alunos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, p. 77–105, 2016. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/161. Acesso em: 5 jun. 2023.
FOLETTO, Rosieli Geraldina Merotto; BARCELLOS, Bárbara Fabris; CÔGO, Sannya Maria Britto. Sequência didática aplicada no Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica com foco CTS/CTSA. Revista Prática Docente, v. 7, n. 3, e22063, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.22063.id1540. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/202. Acesso em: 6 jun. 2023.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e Publicação. Logeion: Filosofia da informação, Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. Disponível em: https://sites.usp.br/dms/wp-content/uploads/sites/575/2019/12/Revis%C3%A3o-Sistem%C3%A1tica-de-Literatura.pdf. Acesso em: 6 jun. 2023.
GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, v.23 n.1 Brasília mar. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000100018. Acesso em: 6 jun. 2023.
GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Questões sociocientíficas: Origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amazônia (Universidade Federal Do Pará), 15(34), 8-17, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6589. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6589. Acesso em: 13 jul. 2023.
GOMES, Bruna Cristina Carvalho; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. V. A educação através da ciência, tecnologia e sociedade (CTS) para os anos iniciais do ensino fundamental: a terra e o universo em foco. ACTIO, Curitiba, v. 4, n. 3, p. 146-164, set./dez. 2019. DOI: 10.3895/actio.v4n3.10424. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio>. Acesso em: Acesso em: 12 jul. 2023.
LORENZETTI, Leonir; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio. v 3, nº1, jun. 2001. Disponível em: http://. Acesso em: 1 jul. 2023.
MAESTRELLI, Sandra Godoi; LORENZETTI, Leonir. A abordagem CTSA nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, volume 4, número 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.11608. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11608. Acesso em: 13 jul. 2023.
OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. Horta escolar: Ampliando o contexto das questões sociocientíficas nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Ensino De Ciência E Tecnologia, vol. 12, n. 1, 2019. DOI: 10.3895/rbect.v12n1.7589. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7589. Acesso em: 13 jul. 2023.
OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos; MESSEDER, Jorge Cardoso. Da narrativa literária à produção textual coletiva: Remontando temas químicos no Ensino Fundamental. Revista Thema, vol. 14, n. 2, p. 137-150, 2017. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.137-150.451. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/451. Acesso em: 1 jun. 2023.
RODRIGUES, Iris Caroline dos Santos; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. O Estudo de Caso de ensino “Quando eu descobri que a via láctea era uma reunião de antas”: A Educação CTS em ensino de Ciências a partir de temas regionais decoloniais. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 5, n. 5, p. 224-239, 21 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n5.13266. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13266. Acesso em: 13 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lorrany da Cunha Neiva, Simara Maria Tavares Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.