Ensino e aprendizagem do aluno surdo sobre os animais da região amazônica
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13830Palavras-chave:
Alunos Surdos, Ensino de Ciências, Ensino FundamentalResumo
O objeto desta pesquisa foi o estudo das características e desenvolvimento dos animais da Região Amazônica, a partir do ensino de Ciências na Sala de Recursos Multifuncionais, onde acontece o Atendimento Educacional Especializado e em um espaço não formal, o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, espaços voltados para um aluno surdo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Boa Vista/Roraima. Contemplou-se, como procedimentos metodológicos, o uso de sequência didática sobre as características e desenvolvimento dos animais silvestres da Região Amazônica. Este trabalho abrange uma pesquisa de campo, com viés qualitativo, de caráter descritivo e com base em uma revisão documental e literária elaborada com um aluno surdo do 3º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de Boa Vista/RR. A pesquisa buscou o atendimento dos objetivos indicados, assim como contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo em questão.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Congresso Nacional-Casa Civil, 1996.
CAGLIARI, Luiz Carlos. A mediação do professor na alfabetização. In: CAGLIARI, Luiz Carlos; MASSINI-CAGLIARI, G. Diante das letras: a escrita na alfabetização. São Paulo: FAPESP, 1999.
CAZELLI, Sibele; COIMBRA, Carlos Aberto Quadros; VALENTE, Maria Esther. Educação no MAST: 30 anos de ações e pesquisas. In: VALENTE, M. E.; CAZELLI, S. (Org.). Educação e divulgação da ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, (Coleção MAST - 30 anos de Pesquisa, v. 2), p. 144 - 179. 2015.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v. 16).
COLL, César. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 1998.
COSTA, Maria da Piedade Resende da. Educação Especial aspectos conceituais e emergentes. São Carlos: EDUFSCar, 2009.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNANBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
DOMINGOS, Maria Cristina da Silva. A inclusão do aluno surdo da Educação Infantil no Ensino Regular. Revista Virtual de Cultura Surda, Petrópolis, n. 14, set. 2014. Disponível em: https://editora-arara-azul.com.br/site/admin/ckfinder/userfiles/files/5%C2%BA%20Artigo%20para%20Revista%2014%20de%20autoria%20de%20MARIA%20CRISTINA%20DOMINGOS.pdf. Acesso em: 16 jul. 2023.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto de uma Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras Editora, 2009, p. 15 - 35.
GOMES, Eduardo Andrade; CATÃO, Vinicius; SOARES, Charley Pereira. Articulação do conhecimento em museus de Ciências na busca por incluir estudantes Surdos: analisando as possibilidades para se contemplar a diversidade em espaços não formais de educação. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 10, n. 1, p. 81-97, 2015. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/515. Acesso em: 15 jul. 2023.
GONZÁLEZ, José António Torres; FERNÁNDEZ, Antonio Hernández; CAMARGO, Claudia de Barros. Aspectos fundamentais da pesquisa científica. Asunción, Paraguay: Marben Editora & Gráfica, 2014.
HANAUER, Fernanda. Riscos e rabiscos: o desenho na educação infantil. Revista de Educação do Ideau, Rio Grande do Sul, v. 6, n. 13, p. 1-13, 2013. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/140_374.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
LIMA, Helen Tatiane Santos. O papel do professor no contexto inclusivo: uma reflexão a partir da teoria de subjetividade. E-Revista Facitec, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/19366513-O-papel-do-professor-no-contexto-inclusivo-uma-reflexao-a-partir-da-teoria-da-subjetividade.html. Acesso em: 14 jul. 2023.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
MUENCHEN, Cristiane; DELIZOICOV, Demétrio. Concepções sobre problematização na educação em Ciências. In: IX CONGRESSO INTERNACIONAL
SOBRE INVESTIGACIÓN EM DIDÁTICA DE LAS CIÊNCIAS, 2013, Girona. Anais [...] Espanha, Girona, 2013. p. 2.447-2.451. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap2447.pdf.
Acesso em: 17 jul. 2023.
RECHICO BARBERENA, Cinara Franco. Espaços específicos e pedagógicos para a educação de alunos surdos: recorrências nos discursos da ANPED no período de 1990 a 2010. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 53, p. 595-606, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/18819. Acesso em: 13 jul. 2023.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.
STROBEL, Karin Lilian. As imagens do outro sobre a Cultura Surda. Florianópolis: Edição da UFSC, 2015.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes 2007.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joanéia Oliveira Ribas, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.