Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13840

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Estímulos Positivos, Hábitos Linguísticos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que investigou a modificação dos hábitos linguísticos de professores por meio de intervenções com estímulos positivos em um experimento adaptado dos princípios do behaviorismo. O objetivo principal foi explorar a eficácia dessas intervenções na transformação dos comportamentos linguísticos dos professores e sua influência no ambiente escolar e saúde emocional. Sete professores voluntários de uma escola municipal em Fortaleza participaram do experimento. O estudo envolveu a elaboração de frases, onde o uso do pronome EU era reforçado com estímulos positivos. Os resultados indicaram a necessidade de considerar fatores como estresse, depressão e ansiedade no contexto escolar. Sugeriu-se a aplicação de intervenções baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental para promover o bem-estar dos professores e melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Nathaly dos Santos Girão, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Estácio do Ceará. É estagiária de Psicologia no Hospital de Olhos Leiria de Andrade, atuando no atendimento ao público e da recepção.

Kélvia Canuto Martins de Albuquerque, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Estácio do Ceará. Graduada em Ciências Sociais e Especialista em Gestão de Projetos e Processos; é estagiária de psicologia na Prefeitura de Fortaleza atuando no Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Lianna Silva Camelo, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Mestre e Administração pela Unifor, Especialista em Saúde Mental pela Estácio, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Psicóloga CRP 11/4469, formada na UFC. Docente do curso de Psicologia na Universidade Estácio do Ceará e psicóloga clínica e sócia do Espaço Versa.

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Publicado

2023-11-18

Como Citar

GIRÃO, N. dos S.; ALBUQUERQUE, K. C. M. de; CAMELO, L. S. Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13840, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13840. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13840. Acesso em: 4 maio. 2024.