Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13840Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Estímulos Positivos, Hábitos LinguísticosResumo
Este artigo apresenta um estudo que investigou a modificação dos hábitos linguísticos de professores por meio de intervenções com estímulos positivos em um experimento adaptado dos princípios do behaviorismo. O objetivo principal foi explorar a eficácia dessas intervenções na transformação dos comportamentos linguísticos dos professores e sua influência no ambiente escolar e saúde emocional. Sete professores voluntários de uma escola municipal em Fortaleza participaram do experimento. O estudo envolveu a elaboração de frases, onde o uso do pronome EU era reforçado com estímulos positivos. Os resultados indicaram a necessidade de considerar fatores como estresse, depressão e ansiedade no contexto escolar. Sugeriu-se a aplicação de intervenções baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental para promover o bem-estar dos professores e melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar.
Downloads
Referências
ABACAR, Mussa; ROAZZI, Antonio; BUENO, José Maurício Haas. Estresse Ocupacional: percepções dos professores. Revista AMAzônica. Ano 10, Vol XIX, Número 1, Jan-Jun, 2017, Pág. 430-472. Disponível em: file:///C:/Users/kelvi/Downloads/Dialnet-EstresseOcupacional-6534654.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.
ALMEIDA, Camila Marta de; FREIRE, Sofia. A Relação Entre as Emoções do Professor e a Autoeficácia Docente: uma revisão sistemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11511, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11511. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11511. Acesso em: 25 maio 2023.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Editora Mandruvá. [S.l.]: 2002. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm#_ftn1. Acesso em: 02 maio 2023.
BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-Comportamental. Teoria e Prática. Artmed. 3. ed. Porto Alegre. 2022.
CORRÊA, Cinthia Andriota; VERLENGIA, Rozangela; RIBEIRO, Anna Gabriela Silva Vilela; CRISP, Alex Harley. Níveis de Estresse, Ansiedade, Depressão e Fatores Associados Durante a Pandemia de Covid-19 em Praticantes de Yoga. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–7, 2020. DOI: 10.12820/rbafs.25e0118. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14288. Acesso em: 16 maio 2023.
JAGER, Márcia Elisa; TORRES, Isadora Esteve; FREITAS, Laís Ismael; SANTOS, Samara Silva dos. Abordagem Cognitivo-Comportamental na Escola: possibilidades de intervenção. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 1, p. 105-112, jun. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942021000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2023.
KNAPP, Paulo; BECK, Aaron T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Brazilian Journal of Psychiatry. 54–64 [Internet]. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/HLpWbYk4bJHY39sfJfRJwtn#. Acesso em: 28 maio 2023.
MARTINS, Bianca Gonzalez; SILVA, Wanderson Roberto da; MAROCO, João; CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades em universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v.68(1), p.32-41, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/SZ4xmWDdkxwzPbSYJfdyV5c/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2023.
MATOS, Maria Amelia; TOMANARI, Gerson Yukio. A Análise do Comportamento no Laboratório Didático. Prática 16: O uso de pronomes na cultura brasileira. São Paulo: Manole. 2002. p. 226 – 237. Disponível em: https://skinnernaveia.files.wordpress.com/2018/01/matos-tomanari-2002-analise-do-comportamento-no-laboratorio-didatico.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.
MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Artmed. 2. ed. São Paulo. 2019.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino Fundamental: Papel do Professor, Motivação e Estimulação no Contexto Escolar. Paidéia, 2005, 15(31), 227-238. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?format=pdf. Acesso em: 1º maio 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale. 2013.
SANTOS, Heliny Alves dos; PIMENTEL, Clarice Fernandes; SANTANA, Jessé Castelo Souza; CASTRO, Nathalia Carneiro Christino Viana de; OLIVEIRA, Franassis Barbosa de Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) na avaliação do estado emocional de estudantes de Fisioterapia na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, e402111637978, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/HLpWbYk4bJHY39sfJfRJwtn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 maio 2023.
SILVA, Marinalva de Souza Teixeira; TORRES, Cláudia Regina de Oliveira Vaz. Alterações neuropsicológicas do estresse: contribuições da neuropsicologia. Revista Científica Novas Configurações Diálogos Plurais, Luziânia, v. 1, n.2, p. 67-80, 2020. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/10.4322/2675-4177.2020.021/pdf/dialogosplurais-1-2-67.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.
SILVA, Nelma Albino. A Importância da Afetividade na Relação Professor-Aluno. Brasil, 2013, 44 páginas. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Acesso em: 14 maio 2023.
REIS, Eduardo J.F. Borges; ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins; BARBALHO, Leonardo; SILVA, Manuela Oliveira e. Docência e exaustão emocional. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 229–253, jan. 2006. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100011. Acesso em: 20 maio 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nathaly dos Santos Girão, Kélvia Canuto Martins de Albuquerque, Lianna Silva Camelo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.