Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v2.13840

Palavras-chave:

Ambiente Escolar, Estímulos Positivos, Hábitos Linguísticos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que investigou a modificação dos hábitos linguísticos de professores por meio de intervenções com estímulos positivos em um experimento adaptado dos princípios do behaviorismo. O objetivo principal foi explorar a eficácia dessas intervenções na transformação dos comportamentos linguísticos dos professores e sua influência no ambiente escolar e saúde emocional. Sete professores voluntários de uma escola municipal em Fortaleza participaram do experimento. O estudo envolveu a elaboração de frases, onde o uso do pronome EU era reforçado com estímulos positivos. Os resultados indicaram a necessidade de considerar fatores como estresse, depressão e ansiedade no contexto escolar. Sugeriu-se a aplicação de intervenções baseadas na Terapia Cognitivo-Comportamental para promover o bem-estar dos professores e melhorar as relações interpessoais no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathaly dos Santos Girão, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Estácio do Ceará. É estagiária de Psicologia no Hospital de Olhos Leiria de Andrade, atuando no atendimento ao público e da recepção.

Kélvia Canuto Martins de Albuquerque, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Graduanda em Psicologia no Centro Universitário Estácio do Ceará. Graduada em Ciências Sociais e Especialista em Gestão de Projetos e Processos; é estagiária de psicologia na Prefeitura de Fortaleza atuando no Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Lianna Silva Camelo, Centro Universitário Estácio do Ceará - Brasil

Mestre e Administração pela Unifor, Especialista em Saúde Mental pela Estácio, MBA em Gestão de Pessoas pela FGV, Psicóloga CRP 11/4469, formada na UFC. Docente do curso de Psicologia na Universidade Estácio do Ceará e psicóloga clínica e sócia do Espaço Versa.

Referências

ABACAR, Mussa; ROAZZI, Antonio; BUENO, José Maurício Haas. Estresse Ocupacional: percepções dos professores. Revista AMAzônica. Ano 10, Vol XIX, Número 1, Jan-Jun, 2017, Pág. 430-472. Disponível em: file:///C:/Users/kelvi/Downloads/Dialnet-EstresseOcupacional-6534654.pdf. Acesso em: 25 maio 2023.

ALMEIDA, Camila Marta de; FREIRE, Sofia. A Relação Entre as Emoções do Professor e a Autoeficácia Docente: uma revisão sistemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11511, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11511. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11511. Acesso em: 25 maio 2023.

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade e Cognição: Rompendo a Dicotomia na educação. Editora Mandruvá. [S.l.]: 2002. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm#_ftn1. Acesso em: 02 maio 2023.

BECK, Judith S. Terapia Cognitivo-Comportamental. Teoria e Prática. Artmed. 3. ed. Porto Alegre. 2022.

CORRÊA, Cinthia Andriota; VERLENGIA, Rozangela; RIBEIRO, Anna Gabriela Silva Vilela; CRISP, Alex Harley. Níveis de Estresse, Ansiedade, Depressão e Fatores Associados Durante a Pandemia de Covid-19 em Praticantes de Yoga. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 25, p. 1–7, 2020. DOI: 10.12820/rbafs.25e0118. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14288. Acesso em: 16 maio 2023.

JAGER, Márcia Elisa; TORRES, Isadora Esteve; FREITAS, Laís Ismael; SANTOS, Samara Silva dos. Abordagem Cognitivo-Comportamental na Escola: possibilidades de intervenção. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 1, p. 105-112, jun. 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942021000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 maio 2023.

KNAPP, Paulo; BECK, Aaron T. Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva. Brazilian Journal of Psychiatry. 54–64 [Internet]. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/HLpWbYk4bJHY39sfJfRJwtn#. Acesso em: 28 maio 2023.

MARTINS, Bianca Gonzalez; SILVA, Wanderson Roberto da; MAROCO, João; CAMPOS, Juliana Alvares Duarte Bonini. Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse: propriedades psicométricas e prevalência das afetividades em universitários. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v.68(1), p.32-41, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/SZ4xmWDdkxwzPbSYJfdyV5c/?lang=pt. Acesso em: 14 maio 2023.

MATOS, Maria Amelia; TOMANARI, Gerson Yukio. A Análise do Comportamento no Laboratório Didático. Prática 16: O uso de pronomes na cultura brasileira. São Paulo: Manole. 2002. p. 226 – 237. Disponível em: https://skinnernaveia.files.wordpress.com/2018/01/matos-tomanari-2002-analise-do-comportamento-no-laboratorio-didatico.pdf. Acesso em: 10 abr. 2023.

MOREIRA, Márcio Borges; MEDEIROS, Carlos Augusto. Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Artmed. 2. ed. São Paulo. 2019.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ALVES, Paola Biasoli. Ensino Fundamental: Papel do Professor, Motivação e Estimulação no Contexto Escolar. Paidéia, 2005, 15(31), 227-238. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/sjpNBLngmQKQByhSppptj7G/?format=pdf. Acesso em: 1º maio 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale. 2013.

SANTOS, Heliny Alves dos; PIMENTEL, Clarice Fernandes; SANTANA, Jessé Castelo Souza; CASTRO, Nathalia Carneiro Christino Viana de; OLIVEIRA, Franassis Barbosa de Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) na avaliação do estado emocional de estudantes de Fisioterapia na pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, e402111637978, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/HLpWbYk4bJHY39sfJfRJwtn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 maio 2023.

SILVA, Marinalva de Souza Teixeira; TORRES, Cláudia Regina de Oliveira Vaz. Alterações neuropsicológicas do estresse: contribuições da neuropsicologia. Revista Científica Novas Configurações Diálogos Plurais, Luziânia, v. 1, n.2, p. 67-80, 2020. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/10.4322/2675-4177.2020.021/pdf/dialogosplurais-1-2-67.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

SILVA, Nelma Albino. A Importância da Afetividade na Relação Professor-Aluno. Brasil, 2013, 44 páginas. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Acesso em: 14 maio 2023.

REIS, Eduardo J.F. Borges; ARAÚJO, Tânia Maria de; CARVALHO, Fernando Martins; BARBALHO, Leonardo; SILVA, Manuela Oliveira e. Docência e exaustão emocional. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 229–253, jan. 2006. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000100011. Acesso em: 20 maio 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-18

Como Citar

GIRÃO, N. dos S.; ALBUQUERQUE, K. C. M. de; CAMELO, L. S. Modificação de hábitos linguísticos de professores por estímulos positivos: um estudo exploratório. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 2, p. e13840, 2023. DOI: 10.22481/redupa.v2.13840. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/13840. Acesso em: 21 nov. 2024.