O Plano Nacional de Educação e os desafios para a formação continuada de professores no município de Ilhéus, BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14451

Palavras-chave:

política de formação de professores, Plano Nacional de Educação, PNE, políticas públicas educacionais

Resumo

Este artigo apresenta dados parciais da pesquisa em andamento sobre o cumprimento da Meta 16 do Plano Nacional de Educação - PNE, a qual estabelece parâmetros a serem alcançados em relação à formação continuada de professores, no município de Ilhéus, Bahia. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como instrumento para coleta de dados a análise documental e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados preliminares deste estudo apontaram para o não cumprimento de toda a referida Meta no município, porém sinaliza que os esforços feitos pelas diferentes gestões municipais na década do PNE (2014-2024) a necessidade de maior comprometimento das políticas públicas locais com o incentivo à carreira docente e sua contínua melhoria, bem como o investimento em sistemas de análises que possam dar suporte para avaliações mais próximas das necessidades formativas da rede e dos docentes. 

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Biografia do Autor

Elaine Cristina Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestranda em educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), integrante do Núcleo de pesquisa, estudo e formação de professores (NEFOP). Supervisora escolar da rede municipal de ensino de Itajaí, SC.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação de de cursos de licenciatura da UESB, coordena o Núcleo de pesquisa, estudo e formação de professores NEFOP. 

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

SOUZA, E. C.; MORORÓ, L. P. O Plano Nacional de Educação e os desafios para a formação continuada de professores no município de Ilhéus, BA . Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14451, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14451. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14451. Acesso em: 3 jul. 2024.