O ensino da Economia e da Contabilidade em Portugal e as necessidades de rejuvenescimento da classe docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11113Palavras-chave:
formação docente, formação inicial, didática da economiaResumo
O presente artigo pretende caracterizar a evolução recente do número de professores, com qualificação profissional, a lecionar no grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade”, em Portugal, num contexto de crescente envelhecimento da classe docente. De acordo com estatísticas oficiais e através de cálculos do autor, verifica-se que se tem registado, nos últimos anos, uma clara estabilização do número de docentes em exercício, pertencentes a este grupo de recrutamento, na ordem dos 2000 profissionais. Assumindo a estimativa de aposentações e os diplomados previstos, o sistema educativo português necessitará, até 2030, de mais 1396 professores com habilitação profissional no grupo de recrutamento “430 - Economia e Contabilidade”.
Downloads
Referências
ANTUNES, Marina Godinho; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. A Internacionalização e a Importância das Exportações na Atividade Empresarial – O Setor do Calçado em Portugal. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting, v. 1, n. 2, p. 56-93, 2015. ANTUNES, Marina Godinho; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; JUSTINO, Maria do Rosário; TEXEIRA-QUIRÓS, Joaquín. The Role of TQM, Innovation and Internationalization Strategies on the Financial Sustainability of Higher Education Institutions (HEIS). In GÓMEZ CHOVA; LÓPEZ MARTÍNEZ; CANDEL TORRES (Eds.). ICERI 2018 Proceedings – Meeting the Challenges of 21st Century Learning, Seville, Spain: IATED Academy, p. 9778-9787, 2018.
CNE – Conselho Nacional de Educação. Regime de Seleção e Recrutamento do Pessoal Docente da Educação Pré-Escolar e Ensinos Básico e Secundário. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2019.
DGEEC. Ministério da Educação. Perfil Docente 2016/2017. Disponível em: <http://www.dgeec.mec.pt/np4/home>. Acesso em: 28 jun. 2022.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. O papel da formação contínua, centrada na escola, na (re)construção do projeto educativo e no desenvolvimento profissional docente – um estudo de caso. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2017. MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. Formação docente centrada na escola e projeto educativo: um estudo de caso. Práxis Educacional, v. 14, n. 27, p. 13-28, 2018.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro; CERDEIRA, Luísa. A formação docente em Portugal: o papel das instituições do ensino superior na formação dos educadores de infância e dos professores do ensino básico e secundário. In CABRITO, Belmiro; MACEDO, Jussara; CERDEIRA, Luísa (Orgs.). Ensino Superior no Brasil e em Portugal – atualidades, questões e inquietações. Lisboa: EDUCA, p. 207-226, 2018. MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro Gil; CAPUCHA, Luís. Net costs of class-size reduction: the portuguese case. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 164-181, 2019a.
MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro Gil; CAPUCHA, Luís. Impactos financeiros de uma política de redução do número de alunos por turma: o caso Português. Educação (UFSM), v. 44, n. 1, p. 1-20, 2019b.
ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de Ensino: o saber e o agir do professor. Gaia: Fundação Manuel Leão, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.