Sociabilidades adolescentes e grupos juvenis: relações raciais na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11116

Palavras-chave:

escola, sociabilidades adolescentes, relações raciais, grupos juvenis

Resumo

Estudar sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no âmbito da Escola Básica, em especial, nos anos finais do Fundamental e Ensino Médio, requer conhecer o panorama sobre o qual as relações de sociabilidades adolescentes ocorrem dentro e fora da sala de aula. Tais relações são permeadas de ações racistas, discriminatórias e preconceituosas. O artigo objetiva analisar como as sociabilidades adolescentes se constituem a partir dos grupos presentes no ambiente escolar, identificando suas relações subjacentes e suas representações acerca do preconceito e discriminação racial. O lócus da pesquisa abrangeu seis escolas públicas de Belém do Pará e participaram da pesquisa 1.398 estudantes. Os procedimentos metodológicos foram observação participante, aplicação de questionários, grupos de discussão, fontes orais e documentais nas escolas estudadas, as quais nos auxiliaram na inflexão ora realizada, com base em Chartier (1990), Berger e Luckman (2004), Ozella e Aguiar (2008), Almeida (2019) e Bardin (2016). Os resultados apontam que a interlocução orgânica da escola com os grupos juvenis e a compreensão das sociabilidades adolescentes potencializam as articulações das adolescentes na problematização do racismo naquele espaço.

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Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA). Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica, do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas e do Doutorado em Rede Educanorte. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.

Nicelma Josenila Costa de Brito, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - GERA, da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A. http://lattes.cnpq.br/4700018914880466

Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará - Brasil

Professor da Universidade Federal do Pará. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica. Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM-UFPA). Integrante do Núcleo GERA da UFPA e do Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da UFRN. Editor da REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura e da Revista EXPERIMENTART.  https://lattes.cnpq.br/7226908910873590

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Publicado

2022-07-23

Como Citar

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