A importância dos movimentos sociais na formulação de políticas educativas em Moçambique para o desenvolvimento sustentável dos territórios
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11171Palavras-chave:
movimentos sociais, políticas educativas, desenvolvimento sustentável, territórios, MoçambiqueResumo
O presente artigo analisa a importância dos movimentos sociais na formulação de políticas educativas em Moçambique para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Para a elaboração da pesquisa, recorreu-se ao método usado nas pesquisas exploratórias que serve para desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias e que, habitualmente, envolve levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas e estudos de caso. Do estudo, nota-se que mais do que pensar a educação como um problema de eficácia escolar, há necessidade, não só para os movimentos sociais, mas também para toda a sociedade, de se repensar a educação com o objetivo de proporcionar uma formação mais ligada aos processos de desenvolvimento, garantindo, assim, maior capacidade de transformação, a partir das características de cada território e proporcionando, em simultâneo, melhor qualidade de vida às pessoas da comunidade que o integram. Uma tal ideia obriga a reforçar o entendimento do território como possibilidade de espaço educativo, ou seja, como meio envolvente, agente e conteúdo da educação, permitindo a todas as pessoas que nele interagem uma capacidade de interpelação que deverá constituir o único fator limitativo da construção do bem-estar comum.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. (1999). Sustentabilidade e desenvolvimento: modelos, processos e relações. In: FASE: Cadernos de Debate Brasil Sustentável e Democrático, nº. 5. Rio de Janeiro.
BECKER, Dinizar. (2000). Prefácio: os velhos e os novos desafios lógico-metodológicos na análise do desenvolvimento local-regional. In: DALLABRIDA, Valdir Roque. (org.). O desenvolvimento regional: necessidade de novos paradigmas. Ijuí: UNIJUI, pp. 9-23.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. (2005). O que é Educação. ed. 46ª. São Paulo: Brasiliense.
CONSELHO DE EUROPA. (2007). Glossário do Desenvolvimento Territorial: Conferência Europeia dos Ministros responsáveis pelo Ordenamento do Território do Conselho da Europa. Trad. João Mourato. Portugal: DGOTDU.
D’HAINAUT, Louis. (1980). Educação: dos fins aos objetivos – a análise e a concepção das políticas, dos programas de educação, dos objetivos operacionais e das instituições de ensino. Coimbra: Almedina.
FAVERO, Celso António. (1999). Os Movimentos Sociais e a questão do desenvolvimento. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gepec/article/v. Acessado em 15 de Setembro de 2021.
FUKUYAMA, Francis. (1996). Confiança: as virtudes sociais e a criação da prosperidade. Rio de Janeiro: Rocco.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. (1995). Programa do Governo para 1995-1999: Extrato relativo ao Sector da Educação. Maputo.
______________. (2008). Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial: Reuniões de Consulta Pública. Maputo.
__________. (2020). Programa Quinquenal do Governo: 2020-2024. Moçambique: Maputo.
GOSS, K. P. & PRUDENCIO, Kelly. (2004). O conceito de movimentos sociais revisitado. Disponível em: www.emtese.ufsc.br. Acessado em 14 de 02 de 2022.
INE. (2003). Inquérito Demográfico de Saúde (IDS). Moçambique: Maputo.
MINED. (2019a). Análise do Sector de Educação: Relatório Final. Maputo.
PAULA, Juarez de. (2000). Uma Agenda Para o Brasil. In: PNUD – Programa Regional de Estratégias de Desenvolvimento Local e Sustentável – Projeto PNUD-BRA/98/017. Agenda de Desenvolvimento humano e sustentável para o Brasil do Séc. XXI. Relatório final. Brasília: Athalaia Gráfica e Editora Ltda, pp. 283-293.
TEODORO, António. (2002). Nota introdutória. In: António Teodoro. As políticas de educação em discurso direto (1955-1995). Instituto de Inovação Educacional – Ministério de Educação. Lisboa, pp. 11-22.
TOURAINE, Alain. (2003). Poderemos viver juntos? Iguais e diferentes. Petrópolis: Vozes.
Legislação
Lei nº. 1/2018, de 12 de Junho, Lei da Revisão Pontual da Constituição da República de Moçambique. Publicada I SÉRIE – NÚMERO 115.
Lei nº. 18/2018, de 18 Dezembro, Lei do Sistema Nacional de Educação. Publicada na I SÉRIE – NÚMERO 254.
Lei nº. 20/97, de 1 de Outubro, Lei de Terras. Publicada na I SÉRIE – NÚMERO 51.
Lei nº. 19/2007, de 18 de Julho, Lei do Ordenamento do Território. Publicada na Iª Série – NÚMERO 29.
Decreto nº. 60/2006, de 26 de Dezembro, que aprova o Regulamento do Solo Urbano.
Decreto nº. 23/2008, de 1 de Julho, que aprova o Regulamento da Lei de Ordenamento do Território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Timoteo Gentil Papel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.