Didáticas insurgentes da relação professor e estudante no ensino de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11175Palavras-chave:
didáticas insurgentes, docência universitária, ensino de filosofia, pesquisa (auto)biográficaResumo
O trabalho tem como objetivo compreender as didáticas insurgentes que professores de Filosofia desenvolvem na universidade. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores da área de Filosofia habitam a profissão docente revelando práticas que emergem da relação com os estudantes e das tessituras peculiares do campo filosófico. O estudo ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem se relaciona pedagogicamente durante a sua atuação profissional. O dispositivo de pesquisa utilizado foram as entrevistas narrativas, desenvolvidas com quatro professores que atuam nos cursos de licenciatura em Filosofia em duas universidades públicas do estado da Bahia. Os resultados apontaram que as didáticas insurgentes estão caracterizadas por estratégias que os docentes utilizam para desenvolver aulas de Filosofia na universidade, mobilizados pela necessidade de interação professor e estudante nos contextos de aulas remotas.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa. das Graças. Camargo.; ALVES, Leonir. Pessate. (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2009.
DELORY-MOMBERGER, Cristine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução de Carlos Eduardo G. Braga, Maria da Conceição Passeggi e Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.
FABBRINI, Ricardo. Nascimento. O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento. Trans/Form/Ação, vol. 28, no.1, p.7-27, 2005. ISSN: 0101-3173
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 17-34.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LYOTARD, Jean François. O Pós-Moderno explicado às crianças. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PENNA, Alessandra Costa. Estilos de Aprendizagem e ambientes de ensino: estudo comparativo dos estilos verbalizados e verbalizador nos contextos presencial e a distância. Rio de Janeiro: UFRJ. 2007.
ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis: Vozes, 2008
SILVA, Franklin. Leopoldo da. Função social do filósofo. In: Textos Filosóficos. São Paulo: Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, 1986, p.15-30.
SILVA, Fabrício. Oliveira da; ALVES, Ingrid da Silva. Contribuição do PIBID para a prática profissional: aprendizagens da docência por homologia na formação inicial. Revista Exitus, [S.l.], v. 10, n. 1, e020104. DOI: 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1499 Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1499
Acesso em: 3 set. 2021.
SILVA, Fabrício Oliveira da.; OLIVEIRA, Lécia Carneiro. Ensino e aprendizagem de leitura na universidade: desafios da relação professor e estudante. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 19, e-65470, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/65740/37155 Acesso em: 4 nov. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabrício Oliveira da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.