Estado da arte: vulnerabilidade psicológica em universitários
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11232Palavras-chave:
acadêmicos, saúde mental, universidade, vulnerabilidadeResumo
O ingresso em uma Instituição de Ensino Superior (IES) é motivo de entusiasmo a todos os alunos que fizeram o ENEM ou vestibular, e ao se deparar com essa nova realidade, o aluno desencadeia uma serie de elevadas expectativas em relação ao futuro acadêmico, profissional e pessoal, podendo despertar sentimentos destrutivos ao não saber lidar com esse novo contexto. Com base nisso, a relevância de estudos como este está em contribuir para o conhecimento da incidência e as principais características de questões emocionais em universitários, onde a instituição saberá as necessidades dos alunos e poderá oferecer além de conhecimento científico, amparos sociais e psicológicos. Dessa forma, esta discussão foi possível mediante ao mapeamento de algumas produções acadêmicas sobre vulnerabilidade psicológica e emocional, cujas bases de dados foram: SciElo e Google Acadêmico, a fim de promover um apanhado bibliográfico do tema. Portanto, considera-se que, é conveniente o investimento por parte das IES no cuidado com a preservação da saúde mental e emocional dos seus acadêmicos.
Downloads
Referências
ANDRADE, Antonio dos Santos; TIRABOSCHI, Gabriel Arantes; ANTUNES, Natália Amaral; VIANA, Paulo Vinícius Bachette Alves; ZANOTO, Pedro Alves; CURILLA, Rafael Trebi. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicol. cienc. prof. [online], Brasília, v. 36, n. 4, p. 831-846, dez. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703004142015
BLEICHER, Taís; OLIVEIRA, Raquel Campos Nepomuceno de. Políticas de assistência estudantil em saúde nos institutos e universidade federais. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n 3, p. 543-459, set/dez. 2016. http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n3/2175-3539-pee-20-03-00543.pdf
FLECK, Marcelo Pio de Almeida; LEAL, Ondina Fachel; LOUZADA, Sergio; XAVIER, Marta; CHACHAMOVICH, Eduardo; VIEIRA, Gilherme; SANTOS, Lyssandra dos; PINZON, Vanessa. Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 21, n. 1, p. 19-28, Mar. 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44461999000100006
FONSECA, Aline Arruda da; COUTINHO, Maria da Penha de Lima; AZEVEDO, Regina Lígia Wanderlei de. Representações sociais da depressão em jovens universitários com e sem sintomas para desenvolver a depressão. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 492-498, 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722008000300018
LIMA, Raymundo de. Os suicídios e a universidade produtivista. Rev. Espaço Acadêmico, Maringá, n. 149, p. 78- 86, 2013. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/22070/11718
MALAGÓN-OVIEDO, Rafael Antônio; CZERESNIA, Dina. The concept of vulnerability and its biossocial nature. Interface-Comunicação, saúde e educação, Botucatu, p.237-249, 2015. https://www.scielosp.org/pdf/icse/2015.v19n53/237-250/pt
ORTEGA-PEREZ, Carlos Alexander; COSTA-JUNIOR, Moacyr Lobo da; VASTERS, Gabriela Pereira. Perfil epidemiológico da toxicodependência em estudantes universitários. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 19, p. 665-672, jun. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692011000700002
OSSE, Cleuser Maria Campos; COSTA, Ileno Izídio da. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 28, n. 1, p. 115-122, mar. 2011. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2011000100012
PADOVANI, Ricardo da Costa; NEUFELD, Carmem Beatriz; MALTONI; Juliana; BARBOSA; Leopoldo Nelson Fernandes; SOUZA, Wanderson Fernandes de; CAVALCANTI, Helton Alexsandro Firmino; LAMEU. Joelma do Nascimento. Vulnerabilidade e bem-estar psicológicos do estudante universitário. Rev. bras. ter. cogn., Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 02-10, jun. 2014. http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.2
RIGONI, Patrícia Aparecida Gaion; COSTA, Luciane Cristina Arantes da; BELEM, Isabella Caroline; PASSOS, Patricia Carolina Borsato; VIEIRA, Lenamar Fiorese. Orientação de vida e comportamentos de risco para a saúde em universitários: uma análise sob o olhar da psicologia positiva. Rev. educ. fis. UEM, Maringá, v. 23, n. 3, p. 361-368, set. 2012. http://dx.doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.16856
SILVA, Rachel Rubin da. O perfil de saúde de estudantes universitários: um estudo sob o enfoque da psicologia da saúde. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, p.13-38, 2010. http://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/10300/SILVA%2c%20RACHEL%20RUBIN%20DA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
SOUSA, Hugo Gedeon Barros dos; MARCON, Samira Reschetti; ESPINOSA, Mariano Martínez; BAPTISTA, Makilin Nunes; PAULO, Paula Mirianh Cabral de. Fatores associados à presença de ideação suicida entre universitários. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.25, p. 1-8, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1592.2878
WERLANG, Rosangela; MENDES, Jussara Maria Rosa. Sofrimento social. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 116, p. 743-768, Dec. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282013000400009
WHOQOL GROUP. The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): Position paper from the World Health Organization. Soc. Sci. Med, v.41, p. 1-13, 1997. http://www.who.int/mental_health/media/68.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laiza Rodrigues Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.