Literacia para o ensino e aprendizagem da leitura em Moçambique: do contexto multilingue à emergência de uma educação iminentemente inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11268

Palavras-chave:

letramento, leitura, educação inclusiva, NEE

Resumo

O presente trabalho pretende discutir a questão da literacia/letramento para a aprendizagem da leitura de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no contexto da Educação Inclusiva em Moçambique. O pressuposto do presente estudo é de que a aposta em eventos de letramento, ou seja, a exposição à leitura prazerosa do interesse do aluno, contribui para a aprendizagem da leitura em português (l2), considerando o contexto multilingue de convivência do português com outras línguas autóctones de origem bantu. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto que se propõe a discutir, mas contribuir para uma reflexão aberta e franca sobre a leitura e, consequentemente, sobre a qualidade do ensino no contexto da inclusão, com base em uma revisão bibliográfica seleccionada que se configura contemporânea para a abordagem da questão em debate. Em cinco secções, o texto apresenta os fundamentos que justificam a nossa pretensão, situando o português no ensino e apresentando alguns conceitos básicos, finalizando com a apresentação de algumas considerações finais das discussões desenvolvidas ao longo do texto.

 

 

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Biografia do Autor

Gilberto Necas Mucambe Milice, Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique

Moçambicano, doutorando em Linguística pela UEM, docente de Técnicas de Expressão e Comunicação em Língua Portuguesa, na Escola Superior de Ciências Náuticas e coordenador de projectos de apetrechamento de bibliotecas e de incentivo à leitura no Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, em Moçambique. Contribuição de autoria: autor.

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Publicado

2022-11-02

Como Citar

MILICE, G. N. M. Literacia para o ensino e aprendizagem da leitura em Moçambique: do contexto multilingue à emergência de uma educação iminentemente inclusiva. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 1, p. e11268 , 2022. DOI: 10.22481/redupa.v1.11268. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/11268. Acesso em: 22 nov. 2024.