A universidade brasileira: concepções de educação superior
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11517Palavras-chave:
universidade, educação superior, concepçõesResumo
Apresentar de forma comentada algumas concepções do conceito de universidade que tem permeado o pensamento social brasileiro é o objetivo deste artigo. A exposição das concepções com as quais desenvolvemos está estruturadas em três momentos distintos do texto: Inicialmente apresentaremos as concepções de universidade que tínhamos desde o decreto da primeira universidade brasileira até o final da Ditadura Militar. Em seguida apresentaremos a concepção de universidade que tivemos após o fim da autocracia perpassando a década do neoliberalismo. Por fim apontaremos sucintamente a conjuntura que temos da universidade brasileira atual que nos conduz irremediavelmente as conclusões de que universidade merecemos enquanto brasileiros e população socialmente implicada.
Downloads
Referências
CARDOSO, Fernando Henrique. O Modelo Político Brasileiro: e outros ensaios. 5. ed. São Paulo: Bertrand, 1993. 211 p.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Escritos sobre a Universidade. São Paulo:UNESP, 2001.205 p.
FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade em busca de sua identidade. Petrópolis: Vozes. 1977, p.
FERNANDES, Florestan. Universidade brasileira: Reforma ou Revolução? 2. ed. São Paulo: Alfa-Ômega. 1979. 272 p.
GIANNOTTI, José Arthur. Universidade em ritmo de barbárie. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. 113 p.
LEFEBVRE, Henry. Sociologia de Marx. 1 ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1968. 145 p.
MAGALHÃES, António M. A identidade do ensino superior: política, conhecimento e educação numa época de transição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004. 411 p. ISBN 972-31-1087-3
RIBEIRO, Darcy. A Universidade Necessária. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
RIBEIRO, Darcy. O Brasil como Problema. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jean Jeison Führ
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.