Papel e desafios da avaliação do desempenho na melhoria do trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/redupa.v1.11559Palavras-chave:
avaliação do desempenho, docente, melhoria, desafioResumo
Esta pesquisa pretende analisar o papel e o desafio da avaliação de desempenho na melhoria da qualidade do trabalho docente, para isso optou-se por um estudo qualitativo. Para a colecta de dados foi selecionada a técnica de entrevista dirigida a cinco professores e três gestores de escolas primárias e secundárias do distrito de Mandimba na província do Niassa em Moçambique. Os resultados do estudo mostram que os professores reconhecem o papel imprescindível da avaliação na melhoria do trabalho docente, entretanto, porque após a avaliação do professor não é realizada nenhuma ação concreta desafia-se a gestão das instituições de ensino a promoverem actividades que possam contribuir para maior valorização deste processo.
Downloads
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
COELHO, Maria João Correia. avaliação de desempenho docentes: efeitos no desenvolvimento profissional. Lisboa: IPL, 2013.
DECRETO n° 55/2009. Sistema de Gestão de Desempenho na Administração Pública. Maputo.
FERNANDES, Domingos. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Lisboa: Texto Editores, 2013.
FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: – um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre, Penso, 2013.
JESUS, Saul Neves de. A avaliação dos professores como processo de desenvolvimento pessoal e profissional. In: MELO, Marcos Muniz (org). Avaliação na educação. Pinhais: Editora Melo, 2007.
PRATAS, Ana Paula Marques Fernandes de Oliveira. Avaliação do desempenho docente: constrangimentos na sua implementação (Dissertação de Mestrado). Porto, 2013.
QUIVY, Raymond; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: gradiva, 1995.
RESOLUÇÃO nº 19/2019 de 21 de Novembro, Aprova o modelo de Ficha de Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente. Maputo: Imprensa Nacional de Moçambique. I SÉRIE — Número 225, 2019.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Agostinho Rosário Teimoso, José Marcelo Ánica, Mateus Lourenço André
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.