Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.14869

Palavras-chave:

Entrevista, Coleta de Dados, Produção Científica

Resumo

Este texto objetiva discutir os elementos da entrevista enquanto técnica para a obtenção de informações em pesquisa e a estrutura para sua publicação enquanto produção técnica-cientifica propriamente dita. Metodologicamente trata-se de um ensaio teórico. As principais contribuições apresentadas versam da cuidadosa análise dos elementos procedimentais (preparação, execução e análise) para o desenvolvimento de entrevista acadêmico-científica e, na apresentação crítica de estrutura para sua apresentação enquanto desenho de publicação técnico-científica. Ao considerar o roteiro para estruturação de uma entrevista, percebe-se que elas podem possibilitar a qualificação metodológica das pesquisas ao serem utilizadas como instrumento de coleta de informações. Além disso, a proposição da estrutura para a publicação de entrevistas, pode fortalecer a entrevista enquanto desenho de publicação, e impactar positivamente no aperfeiçoamento da produção técnico-científica. Enfim, a continuidade dos debates sobre sistematização em pesquisa e na publicação contribui para o progresso de qualificação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fraklin de Freitas Mussi, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catariana. Docente no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Líder do grupo ACAD. Bolsista do CNPq: PQ1B.

Contribuição de autoria: concepção, redação e revisão crítica do conteúdo.

Marizete de Carvalho Cardoso Teixeira, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora na Rede Estadual do Estado da Bahia e na Rede Municipal de Caetité.

Contribuição de autoria: concepção e redação do conteúdo.

Iamara Junqueira Sousa Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia. Professora na Rede Municipal de Ensino de Caetité..

Contribuição de autoria: concepção e redação do conteúdo

Alexandra Valéria Flora Gama, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade e graduada em História pela Universidade do Estado da Bahia. Professora na Rede Estadual de Educação da Bahia.

Contribuição de autoria: concepção e redação do conteúdo

Marta Juvênia Navarro Caramelo, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade e graduada em letra pela Universidade do Estado da Bahia.

Contribuição de autoria: concepção e redação do conteúdo

Leila Maria Prates Teixeira Mussi, Faculdades Santo Agostinho - Brasil

Mestra em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia. Professora nas Faculdades Santo Agostinho. Integrante do Núcleo Internacional de Estudos em Direitos Humanos, Educação, Cultura e Saúde.

Contribuição de autoria: concepção, redação e revisão crítica do conteúdo.

Claudio Bispo de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia. Integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate.

Contribuição de autoria: concepção, redação e revisão crítica do conteúdo.

Referências

AMADO, João; FERREIRA, Sônia. A Entrevista na investigação em Educação. In: AMADO, João. Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p.207-234

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas 1, 2005. p. 62-83

BARBOSA FILHO, Valter Cordeiro. Revisão sistemática com metanálise. Cenas Educacionais, v.7, p.e18349, 2024.

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema Leone. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v.3, p.68-80, 2005.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

BRITTO JÚNIOR, Alvaro Francisco; FERES JÚNIOR, Nazir. A utilização da técnica da entrevista em trabalhos científicos. Evidência, v.7, p.237-250, 2011.

BROFMAN, Paulo Roberto. A importância das publicações científicas. Cogitare Enfermagem, n. 17, v.3, p.419-421, 2012.

FINLAYSON, Kenneth W.; DIXON, Annie. Qualitative meta-synthesis: a guide for the novice. Nurse Researcher, v.15, n.2, p.59-71, 2008.

FRASER, Márcia Tourinho Dantas; GONDIM, Sonia Maria. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre entrevistas qualitativas. Cadernos de Psicologia e Educação - Paidéia, v.14, n.28, p.139-152, 2004.

GANONG, Lawrence H. Integrative reviews of nursing research. Research in nursing & health, v.10, n.1, p1-11,1987.

GEARHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

JELIN, Elizabeth. Los trabajos de la memoria. Madri: Siglo Veintiuno de España Editores, 2002

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

LIMA, Márcia. O uso da entrevista na pesquisa empírica. In: SESC. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. São Paulo: SESC/CEBRAP, 2016.

LOURENÇO, Cintia de Azevedo. Automação em bibliotecas: análise da produção Biblioinfo (1986- 1994). In: WITTER, G. P. (org.). Produção científica. Campinas: Alínea, 1997.

MALUF, Marina. Ruídos da Memória. São Paulo: Siciliano, 1995.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOREIRA, Deise Maíra Silveira; MUSSI, Ricardo Franklin De Freitas; CARDOSO, Berta Leni Costa. Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.15, n.34, p.e17489, 2022.

MUNARO, Hector Luiz Rodrigues; MUNARO, Suziane de Almeida Pereira; SOUZA, Adriano Almeida. Utilização de bibliometria como método de revisão de literatura: conhecendo o ProKnow-C. Cenas Educacionais, v.7, p.e17037, 2024.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; NUNES Claudio Pinto. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v.7, n.2, p.414–430, 2019.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, v.17, n.48, p.60- 77, 2021.

OLIVEIRA, Sabrina Tacasse; BELEZE, Nathalia Martins; NASCIMENTO, Francielle Pereira; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. Vídeo como potencializador de autorias. Cenas Educacionais, v.6, n.e17032, 2023.

PASQUALI, Luiz. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.43, n.esp., p.992-999, 2009.

PORTELLI, A. O que faz a história oral diferente. Projeto História, v.14, p.25-39, 1997.

RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, v.4, n.4, p.129-148, 2008.

RIBEIRO, Márcia Cristina Lacerda. Ética e integridade na pesquisa científica: A saúde da ciência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.18, p.e023136, 2023.

RICHARDSON, Roberto Jarry; PERES, José Augusto de Souza; Wanderley, José Carlos Vieira; Correia, Lindoya Martins: PERES, Maria de Holanda de Melo. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ROSA, Maria Virgínia de Figueiredo Pereira do Couto; ARNOLDI, Marlene Aparecida Gonzalez Colombo. A entrevista na pesquisa qualitativa: mecanismos para a validação dos resultados. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006. p. 112

SANTOS, Alexandre de Jesus. Memória e ontologia do ser social: contribuições a uma teoria marxista da memória. 2021. 273 f. Tese (doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2021.

SAUNDERS, Mark N. K.; TOWNSEND, Keith. Choosing participants. In The SAGE Handbook of Qualitative Business and Management Research Methods: History and Traditions, 2018. p.480-492.

SILVA; Grazielle Roberta Freitas; MACÊDO, Kátia Nêyla de Freitas; REBOUÇAS; Cristiana Brasil de Almeida; SOUZA, Ângela Maria Alves e. Entrevista como técnica de pesquisa qualitativa. Online Brazilian Journal of Nursing, v.5, n.2, p.246-257, 2006.

SOARES, Sandro Vieira; PICOLLI, Icaro Roberto Azevedo; CASAGRANDE, Jacir Leonir. Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Bibliométrica, Artigo de Revisão e Ensaio Teórico em Administração e Contabilidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v.19, n.2, p.1-19,2018.

SOARES, Maria do Carmo Silva. Reflexões e orientações sobre a produção de textos científicos. Revista Univap, v.17, n.30, p.81-99, 2011.

SOUSA, Fabiana P.; TIMMERMANN, Rafael S.; MOREIRA, Tatiane L. Podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem: uma experiência em linguística. Cenas Educacionais, v.6, n. , e17027, 2023.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v.14, n.41, p.165-190, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

MUSSI, R. F. de F.; TEIXEIRA, M. de C. C.; CARVALHO, I. J. S.; GAMA, A. V. F.; CARAMELO, M. J. N.; MUSSI, L. M. P. T.; ALMEIDA, C. B. de. Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, p. e14869, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14869. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14869. Acesso em: 3 dez. 2024.