Abordagem piagetiana e a integração de jogos na educação infantil: reflexões para a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/redupa.v3.15635

Palavras-chave:

educação infantil, cultura digital, jogos manuais, jogos digitais, Piaget

Resumo

Este artigo analisa as contribuições da abordagem piagetiana para a prática pedagógica na Educação Infantil, destacando o papel dos jogos manuais e digitais como ferramentas para o desenvolvimento integral das crianças. A cultura digital, cada vez mais presente no cotidiano escolar, abre novas possibilidades pedagógicas, enquanto os jogos manuais continuam desempenhando um papel essencial na construção de habilidades motoras e cognitivas. Com base em uma revisão teórica e na análise de práticas pedagógicas, discute-se como o equilíbrio entre essas modalidades de jogos pode enriquecer as experiências educacionais, promovendo interações, criatividade e resolução de problemas. O estudo sugere estratégias para incorporar esses recursos de maneira significativa, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexsandra Massaneiro Fernandes, Secretaria Municipal de Educação de Lages - Brasil

Mestra em Educação pela UNIPLAC. Professora no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC. Integrante do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS.

Contribuição de autoria: escrita do texto.

Ligia Caróle Sales Paes, Secretaria Municipal de Educação de Lages - Brasil

Mestra em Educação pela UNIPLAC. Professora no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC. Integrante do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS.

Contribuição de autoria: escrita do texto.

Dieisy Ghizoni Santos, Secretaria Estadual de Educaçao, Rio Rufino - Brasil

Mestra em Educação pela UNIPLAC. Professora da Secretaria Estadual de Educação, município de Bom Retiro, CRE-São Joaquim. Integrante do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS.

Contribuição de autoria: escrita do texto.

Madalena Pereira da Silva, Universidade do Planalto Catarinense - Brasil

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora na Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Líder do grupo de pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS.

Contribuição de autoria: escrita do texto.

Referências

BARROS, Danielle Marotti de Souza; MARIA ALICE LUSTOSA. A ludoterapia na doença crônica infantil. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 114–136, 2009. DOI: 10.57167/Rev-SBPH.12.477. Disponível em: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/article/view/477. Acesso em: 28 nov. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional De Educação Câmara De Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, 2009a.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa mais Educação – Caderno Intitulado: Cultura Digital. Brasília, DF, 2009b.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa mais Educação – Caderno Intitulado: Cultura Digital. Brasília, DF, 2009b.

BRUNER, J. S. Toward a Theory of Instruction. Cambridge: Harvard University Press, 1966.

CALIANI, Fernanda Miranda; BRESSA, Rebeca de Carvalho. Refletindo sobre a aprendizagem: as teorias de Jean Piaget e David Ausubel. In: Colloquium Humanarum. 2017. p. 671-677.

CARDOSO, M. Jogos digitais na educação infantil: contribuições para o aprendizado. Educação e Tecnologia, v. 5, n. 2, 2015.

COUTO, E. S. A infância e o brincar na Cultura Digital. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/. Acesso em: 14 nov. 2024.

CUNHA, M. M. A influência das mídias digitais na educação infantil. Revista Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 1, p. 192-201, mar./jul. 2013.

FERNANDES, Alexsandra Massaneiro. Cultura digital na pré escola: perspectivas de desenvolvimento integral. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação)-Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Planalto Catarinense, 142p.

FORTUNA, Tânia Ramos. Cultura lúdica e comportamento infantil na era digital. Jornal da Universidade-UFRGS, Porto Alegre, ano XII, n. 39, p. 20-23, 2014.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectivas, v.14, n.2, p. 03-11, 2000.

GEE, J. P. What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy. New York: Palgrave Macmillan, 2003.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Perspectiva: São Paulo, 1999.

LEVISKY, David Léo. Adolescência: reflexões psicanalíticas. 2ª edição. Rev. e atual. – São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1999.

LOPES, Rosemara Perpetua; FÜRKOTTER, Monica. INITIAL TEACHER'S TRAINING IN TIMES OF DTIC: AN OPEN QUESTION. Educação em Revista, v. 32, n. 4, p. 269-296, 2016.

LUCCHESE, Fabiano; RIBEIRO, Bruno. Conceituação de jogos digitais. São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia369/trabalhos/t1g3.pdf. Acesso em: 16 maio 2019.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Quatro cores-senha e dominó: oficinas de jogos em uma perspectiva construtivista e psicopedagógica. São Paulo: Casa do Psicológo, 2003.

MARQUES, R. Educação digital e o uso de jogos pedagógicos. Revista de Educação Infantil, v. 9, n. 1, 2017.

MENEGUZZO, Lourivane. O brincar na educação infantil: influência das tecnologias digitais moveis no contexto da brincadeira. 2014. 149 f. Tese (Doutorado). Curso de Mestrado, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2014.

NEGRINE, A. A ludicidade no desenvolvimento da criança. Porto Alegre: Ed. Universitária, 1994.

PAIN, Sara; MACHADO, Ana Maria Netto. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem.1992.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

PELLEGRINE, Marina Joaquim et al. A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil. 2007.

PIAIA, Adriana Maria Tonial et al. Os jogos digitais: quais suas contribuições para a aprendizagem? 2016. 49f. Especialização (Monografia). Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Cultura Digital, Universidade Federal de Santa-Catarina –UFSC, 2016.

PIAGET, Jean. O raciocínio na criança. 1967.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Forense Universitária, 1975.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1978.

PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Editora Vozes Limitada, 2013.

PINTO, Cláudio da Costa; PRETTO, Nelson. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação v. 11 n. 31 jan./abr., 2006.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001.

SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2012.

SANTOS, J.; NUNES, T. O lúdico como elemento central na educação infantil. Revista de Práticas Pedagógicas, v. 12, n. 3, 2018.

SILVA (a),Chris Alves da. Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

SCHUYTEMA, P. (2008). Design de games: uma abordagem prática. São Paulo: Cengage Learning.

SINGER, Dorothy G.; SINGER, Jerome L. Imaginação e jogos na era eletrônica. Artmed Editora, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

FERNANDES, A. M.; PAES, L. C. S.; SANTOS, D. G.; SILVA, M. P. da. Abordagem piagetiana e a integração de jogos na educação infantil: reflexões para a prática pedagógica. Revista Educação em Páginas, Vitória da Conquista, v. 3, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.15635. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/15635. Acesso em: 21 dez. 2024.