BAÚ BRINCANTE NA ESCOLA DO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE O BRINCAR LIVRE EM ESCOLA CAMPESINA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10129Palavras-chave:
Brincar livre, Pesquisa-Ação, Educação Infantil no campo, Cultura lúdicaResumo
Este artigo apresenta os dados produzidos na primeira etapa de uma pesquisa-ação realizada numa escola do campo, da rede municipal de Ilhéus, sobre o brincar livre no segmento da Educação Infantil. Como talfaz parte integrante de um projeto maior desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulado Baú Brincante. A referida pesquisa configura-se como um projeto interinstitucional, em desenvolvimento, realizado pelo GEPEL. Um estudo surgido a partir da cooperação entre o PPGE/UFBA e Grupo de pesquisa Experice da Universidade Paris XIII, Sorbonne, baseado no projeto Boite a Jouer, coordenado pelo Professor Gilles Brougère. Para desenvolver a pesquisa em tela foram observados os princípios da pesquisa qualitativa, e a pesquisa-ação existencial. Os dispositivos de produção de dados utilizados foram a observação participante, registro fotográfico, videográfico e portifólio de documentos disponibilizados pela escola. Para a etapa diagnóstica, destacada neste artigo, demonstrar-se-á o contexto da Educação Infantil em uma escola campesina - Escola Municipal Sérgio Carneiro – e o trabalho desenvolvido no período pandêmico. Como intervenção, no bojo da pesquisa-ação, a posteriori, apresenta-se a construção de um novo baú (espaço em que materiais não estruturados serão disponiblizados às crianças da escola referida) construído com elementos específicos dessa cultura campesina, com forte influência indígena para sequência da pesquisa.
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