BAÚ BRINCANTE NA ESCOLA DO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE O BRINCAR LIVRE EM ESCOLA CAMPESINA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10129

Palavras-chave:

Brincar livre, Pesquisa-Ação, Educação Infantil no campo, Cultura lúdica

Resumo

Este artigo apresenta os dados produzidos na primeira etapa de uma pesquisa-ação realizada numa escola do campo, da rede municipal de Ilhéus, sobre o brincar livre no segmento da Educação Infantil. Como talfaz parte integrante de um projeto maior desenvolvido no Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulado Baú Brincante. A referida pesquisa configura-se como um projeto interinstitucional, em desenvolvimento, realizado pelo GEPEL. Um estudo surgido a partir da cooperação entre o PPGE/UFBA  e Grupo de pesquisa Experice da Universidade Paris XIII, Sorbonne, baseado no projeto Boite a Jouer, coordenado pelo Professor Gilles Brougère. Para desenvolver a pesquisa em tela foram observados os princípios da pesquisa qualitativa, e a pesquisa-ação existencial. Os dispositivos de produção de dados utilizados foram a observação participante, registro fotográfico, videográfico e portifólio de documentos disponibilizados pela escola. Para a etapa diagnóstica, destacada neste artigo, demonstrar-se-á o contexto da Educação Infantil em uma escola campesina - Escola Municipal Sérgio Carneiro – e o trabalho desenvolvido no período pandêmico. Como intervenção, no bojo da pesquisa-ação, a posteriori, apresenta-se a construção de um novo baú (espaço em que materiais não estruturados serão disponiblizados às crianças da escola referida) construído com elementos específicos dessa cultura campesina, com forte influência indígena para sequência da pesquisa.

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Biografia do Autor

Cristina d’Ávila, Universidade Federal da Bahia

Pedagoga, mestra e doutora em Educação. Pós-doutorado na área da Pedagogia universitária (Universidade Sorbonne, Paris). É professora Titular de Didática da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL/PPGE/FACED/UFBA).

Maria Aparecida Dávila Cassimiro, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação –UFBA. Mestre em Educação PPGEduC-UNEB), Pedagoga (UESC). Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ilhéus.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

d’Ávila, C., & Cassimiro, M. A. D. . (2021). BAÚ BRINCANTE NA ESCOLA DO CAMPO: UMA PESQUISA-AÇÃO SOBRE O BRINCAR LIVRE EM ESCOLA CAMPESINA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS, BAHIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10129

Edição

Seção

Dossiê Temático