SUPORTES INVESTIGATIVOS E MINERAÇÃO DIGITAL: SISTEMATIZANDO RIQUEZAS QUE VÊM DOS DADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11318

Palavras-chave:

Suportes Investigativos, Mineraçaõ Digital, Metodologia, Pesquisa

Resumo

Este artigo tem como objetivo aportar o vislumbre de alguns suportes que permitem sistematizar riquezas investigativas oriundas de dados já produzidos e dispersos pela internet, além de apresentar a mineração digital. Para tanto, realizamos um estudo qualitativo, do tipo bricolagem, por meio do qual foi possível explorar teórica e metodologicamente, cinco perspectivas de suporte investigativo, a partir de um panorama atual sobre pesquisa, sendo: Diário de Pesquisa Digital; Fichamento Digital e Checklist Digital; e a Mineração Digital, apresentada como um tipo de pesquisa quanto aos procedimentos. Evidenciamos que neste processo de garimpar e lapidar os achados, foi possível apresentar aspectos contemporâneos sobre os modos de referências para os suportes investigativos diante do contexto de crescente uso das tecnologias digitais. Portanto, compreendemos que mudanças de paradigmas, de espaços, de características entre outros tendem a nos convocar para seguir por outros caminhos, e foi a partir desta provocação que chegamos até aqui, perspectivando potencialidades e limitações dos suportes investigativos.

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Biografia do Autor

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Ciências Contábeis, Licenciada em Pedagogia, professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (FVC), Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos (CEPEP/ CNPq/UESB) e Docência, Currículo e Formação (CEPEP/ CNPq/UFRB).

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI) do CFP/UFRB e Membro do grupo de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Mineiro, M., Ferreira, L. G. ., & Silva, M. A. A. da. (2022). SUPORTES INVESTIGATIVOS E MINERAÇÃO DIGITAL: SISTEMATIZANDO RIQUEZAS QUE VÊM DOS DADOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11318

Edição

Seção

Artigos