Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030

Palavras-chave:

experimentação inventiva, ensino-aprendizagem, ensino de química

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem de Ciências requer do professor o uso de práticas didáticas que aproxime os estudantes dos conteúdos que estão sendo discutidos no ambiente escolar. Diante disto, este trabalho tem por objetivo apresentar o potencial formativo ao elaborar uma atividade experimental inventiva, sem roteiros prontos, utilizando materiais alternativos. Por meio da experimentação inventiva, conseguimos tornar o estudante o centro da construção do conhecimento, além de tornar tangível a relação química e cotidiano que muitos estudantes relatam não compreender.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Luiz de Souza Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) 

Fernanda Silva Santos , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química/Ciências (PƎQUI) - CFP/UFRB

Yngrid Gisellen de Freitas Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licencianda em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química/Ciências (PƎQUI) - CFP/UFRB, desenvolvendo investigações na área da experimentação.

Rafaela dos Santos Lima, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Vice líder do grupo Coletivo de Representações Sociais e Narrativas Autobiográficas (RESSONAR).

Referências

CUCHINSKI, Ariela Suzan; CAETANO, Josiane; DRAGUNSKI, Douglas. Extração do corante da beterraba (beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. v. 35, n. 4, 2010, p. 17-23. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, Brasil.

DEITOS, Greyze Maria Palaoro; STRIEDER, Maria Strieder. Um olhar epistemológico para a experimentação no ensino de ciências. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 2821-288, 2018.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologias do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez,1994.

FERREIRA, Sergio.; CORRÊA Roberta.; SILVA, Fernando César. Estudo dos roteiros de experimentos disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação. Ciência Educação, v. 25, n. 4, p. 999-1017, 2019.

FRANCISCO, Wilmo; FERREIRA, Luiz; HARTWIG, Dácio. Experimentação problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para aplicação em sala de aula de ciências. Química nova na escola, n. 30, nov. 2008.

RIZO, Welington Fraga. Entrave no ensino superior: Abordagem das dificuldades com exercícios básicos da matemática em cursos de graduação nas áreas de exatas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 8, n. 5, p. 111-126, 2020.

SILVA, Maíra Batistoni.; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021.

SILVA, Rosimary Batista da.; PIRES, Luciene Lima de Assis. Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7., 2020. Anais [...]. 2020.

SOUZA, Ródnei Almeida Teoria da Aprendizagem Significativa e experimentação em sala de aula: integração teoria e prática. 2011. Orientador: Prof. Dr. José Luiz de Paula Barros Silva. Tese (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2011.

SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeito. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, p. 50-74, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Silva, S. L. de S., Santos , F. S., Ribeiro, Y. G. de F. ., & Lima, R. dos S. . (2023). Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-10. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030