Despigmentação do xarope: uma proposta experimental inventiva
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14030Palavras-chave:
experimentação inventiva, ensino-aprendizagem, ensino de químicaResumo
O processo de ensino e aprendizagem de Ciências requer do professor o uso de práticas didáticas que aproxime os estudantes dos conteúdos que estão sendo discutidos no ambiente escolar. Diante disto, este trabalho tem por objetivo apresentar o potencial formativo ao elaborar uma atividade experimental inventiva, sem roteiros prontos, utilizando materiais alternativos. Por meio da experimentação inventiva, conseguimos tornar o estudante o centro da construção do conhecimento, além de tornar tangível a relação química e cotidiano que muitos estudantes relatam não compreender.
Downloads
Referências
CUCHINSKI, Ariela Suzan; CAETANO, Josiane; DRAGUNSKI, Douglas. Extração do corante da beterraba (beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. v. 35, n. 4, 2010, p. 17-23. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, Brasil.
DEITOS, Greyze Maria Palaoro; STRIEDER, Maria Strieder. Um olhar epistemológico para a experimentação no ensino de ciências. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 2821-288, 2018.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologias do ensino de ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez,1994.
FERREIRA, Sergio.; CORRÊA Roberta.; SILVA, Fernando César. Estudo dos roteiros de experimentos disponibilizados em repositórios virtuais por meio do ensino por investigação. Ciência Educação, v. 25, n. 4, p. 999-1017, 2019.
FRANCISCO, Wilmo; FERREIRA, Luiz; HARTWIG, Dácio. Experimentação problematizadora: Fundamentos teóricos e práticos para aplicação em sala de aula de ciências. Química nova na escola, n. 30, nov. 2008.
RIZO, Welington Fraga. Entrave no ensino superior: Abordagem das dificuldades com exercícios básicos da matemática em cursos de graduação nas áreas de exatas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 8, n. 5, p. 111-126, 2020.
SILVA, Maíra Batistoni.; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, p. 1-20, 2021.
SILVA, Rosimary Batista da.; PIRES, Luciene Lima de Assis. Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU), 7., 2020. Anais [...]. 2020.
SOUZA, Ródnei Almeida Teoria da Aprendizagem Significativa e experimentação em sala de aula: integração teoria e prática. 2011. Orientador: Prof. Dr. José Luiz de Paula Barros Silva. Tese (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2011.
SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeito. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, p. 50-74, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.