Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035

Palavras-chave:

formação de professores, educação escolar quilombola, revisão de literatura

Resumo

A importância da educação escolar quilombola fica evidente principalmente pelo fato de ela possuir diretrizes curriculares próprias, alcançadas por meio da luta árdua desta comunidade por uma educação de qualidade que honre seu patrimônio, cultura e conhecimento. Diante disso, é fundamental ressaltar a necessidade de pesquisas que se aprofundem no ensino das ciências vinculadas a essa modalidade de ensino, evidenciando principalmente a formação de professores e professoras para atuar efetivamente, respeitando e trabalhando os conhecimentos quilombolas. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: como a formação de professores é relacionada à educação escolar quilombola na produção científica voltada para o ensino de ciências? Para essa investigação utilizamos um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que abordaram os tais temas no ensino de ciências. Foram encontrados cinco trabalhos que abordam a formação de professoras e professores na educação escolar quilombola, apesar da pouca quantidade de trabalhos encontrados, as pesquisas se mostram diversas, demonstrando a utilização de metodologias de construção e análise de dados variadas.

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Biografia do Autor

Marcelo Alves Lima Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Quilombola oriundo do Quilombo Matinha dos Pretos, mestrando em Ensino das Ciências pela UFRPE. Bolsista FACEPE. Graduei-me em licenciatura em química pela Universidade Estadual de Feira de Santana, onde participei dos programas Residência pedagógica e PIBID, fui monitor da disciplina química e sociedade e participei do projeto de extensão Oficinas Temáticas de ciências para a educação básica em Feira de Santana. Também fui presidente do Diretório acadêmico de Licenciatura em Química e da associação atlética de Licenciatura em Química. 

Paloma Nascimento dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação e Ensino de Ciências pela UFRGS. Docente do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Líder do grupo NEGRECI - Grupo de estudos e pesquisas sobre relações étnico-raciais e Ensino de Ciências.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Lima Junior, M. A., & Santos, P. N. dos. (2023). Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-12. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035