Formação de professores e educação escolar quilombola no ensino de ciências: uma revisão das teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14035Palavras-chave:
formação de professores, educação escolar quilombola, revisão de literaturaResumo
A importância da educação escolar quilombola fica evidente principalmente pelo fato de ela possuir diretrizes curriculares próprias, alcançadas por meio da luta árdua desta comunidade por uma educação de qualidade que honre seu patrimônio, cultura e conhecimento. Diante disso, é fundamental ressaltar a necessidade de pesquisas que se aprofundem no ensino das ciências vinculadas a essa modalidade de ensino, evidenciando principalmente a formação de professores e professoras para atuar efetivamente, respeitando e trabalhando os conhecimentos quilombolas. Essa pesquisa partiu da seguinte questão: como a formação de professores é relacionada à educação escolar quilombola na produção científica voltada para o ensino de ciências? Para essa investigação utilizamos um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que abordaram os tais temas no ensino de ciências. Foram encontrados cinco trabalhos que abordam a formação de professoras e professores na educação escolar quilombola, apesar da pouca quantidade de trabalhos encontrados, as pesquisas se mostram diversas, demonstrando a utilização de metodologias de construção e análise de dados variadas.
Downloads
Referências
AIKENHEAD, Glen.; OGAWA, Masakata. Indigenous knowledge and science revisited. Cultural Studies of Science Education, v.2, n.1, p. 539-620, 2007.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis-RJ: Vozes,2013.
BALESTRIN, Luciana. “América Latina e o Giro Decolonial”. Revista Brasileira De Ciência Política, n. 11, p.89-117, 2013. https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004.
BRASIL. Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Disponível em: http://www.seppir.gov.br/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares. Acesso em: 26 ago. 2021.
CAMPOS SILVA, Rosângela de. Educação escolar quilombola: contribuições da etnobotânica para o ensino de ciências e biologia a partir das reflexões de docentes, Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade federal de Mato Grosso, p. 162, Cuiabá, Mato Grosso, 2021.
CASTRO, Luciana Maria. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2004. Anais[...]. v. 27. 2004. p. 1-16.
CRUZ SILVA, Maria do Socorro Lucinio. Etnomatemática na educação escolar quilombola: perspectivas decoloniais para o ensino da matemática nos quilombos mata cavalo e abolição em mato grosso. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade federal de Mato Grosso, Cuiabá- Mato Grosso, 2022.
CUNHA, Maria Isabel da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 3, p. 609-626, 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022013005000014>.
DIEGUES, Antonio Carlos; ARRUDA, Rinaldo Sergio Vieira. (Orgs.). Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. São Paulo: USP, 2001.
FERREIRA, Marivânia Calvalcanti, Ensino De Ciências E Educação Quilombola: etnociência, saberes e práticas nos anos finais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade da Paraíba, Campina Grande, 2019.
IMBERNON, Francisco. A educação no século XXI. Artmed Editora, 2009.
MOREIRA, Lineuza Leite, Multiculturalidade no ensino de ciências em uma escola do município de vila bela da santíssima trindade – MT, Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, 185p. 2019.
NÓVOA, António. (Org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
RAMOS, Altina.; M. FARIA, Paulo.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista diálogo educacional, v. 14, n. 41, p. 17, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.ds01.
SANTANA, Ana Queila Neves. Conhecimentos locais como base para o desenvolvimento de uma abordagem didática de genética no ensino fundamenta. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador - Bahia, 2015.
SILVA, Joaklebio Alves da.; RAMOS, Marcelo Alves. Conhecimentos tradicionais e o ensino de ciências na educação escolar quilombola: um estudo etnobiológico. Investigações Em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 121-46, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p121
SOUSA, Daniela Louzeiro Nunes. Percepções e Implicações da Ciência e da Tecnologia a partir de discursos de quilombolas e professores para o Ensino de Física, Dissertação (Mestrado Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís - Ma, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.