A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064

Palavras-chave:

residência pedagógica, ensino interdisciplinar, identidade docente

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir a experiência dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar, inscritos no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola da zona urbana na cidade de Feira de Santana, Bahia. Enfatiza-se a importância do PRP na formação dos graduandos e na formação continuada dos professores da Educação Básica, promovendo a integração e o diálogo entre teoria e prática. Aborda os desafios enfrentados ao lidar com a diversidade de realidades dos alunos, assim como, os obstáculos impostos pelo novo cenário educacional, destacando a necessidade de adaptação e inovação por parte dos professores. Além disso, ressalta a formação interdisciplinar como uma ferramenta valiosa e indispensável para uma compreensão ampla dos conhecimentos, reconhecendo assim, a PRP como fundamental para a formação contínua dos professores, evidenciando a importância do feedback na melhoria da prática docente.

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Biografia do Autor

Larissa Santos Serra, Universidade Estadual de Feira de Santana

Residente no Programa Residência Pedagógica – Subprojeto interdisciplinar. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Rafael de Jesus Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Residente no Programa Residência Pedagógica – Subprojeto interdisciplinar. Curso de Licenciatura em Química.

Paulo Roberto Nunes, Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães

Docente no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Preceptor no Programa Residência Pedagógica – Subprojeto interdisciplinar.

Assicleide Silva Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação em Ciências pela UNB. Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana do DEXA. Coordenadora de área do Programa Residência Pedagógica.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Serra, L. S., Santos, R. de J., Nunes, P. R., & Brito, A. S. (2023). A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 4(11), 1-13. https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064