A importância da residência pedagógica na formação do futuro professor: prática e interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.14064Palavras-chave:
residência pedagógica, ensino interdisciplinar, identidade docenteResumo
Este trabalho tem por objetivo refletir a experiência dos bolsistas do subprojeto interdisciplinar, inscritos no Programa Residência Pedagógica (PRP) em uma escola da zona urbana na cidade de Feira de Santana, Bahia. Enfatiza-se a importância do PRP na formação dos graduandos e na formação continuada dos professores da Educação Básica, promovendo a integração e o diálogo entre teoria e prática. Aborda os desafios enfrentados ao lidar com a diversidade de realidades dos alunos, assim como, os obstáculos impostos pelo novo cenário educacional, destacando a necessidade de adaptação e inovação por parte dos professores. Além disso, ressalta a formação interdisciplinar como uma ferramenta valiosa e indispensável para uma compreensão ampla dos conhecimentos, reconhecendo assim, a PRP como fundamental para a formação contínua dos professores, evidenciando a importância do feedback na melhoria da prática docente.
Downloads
Referências
BATISTA, S. H. S. A interdisciplinaridade no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Médica - Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, 2006.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação - São Paulo, n. 19, p. 20-28, 2002.
COSTA, L. L. Residência Pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2015. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496. Acesso em: 10 ago 2023.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
PAIXÃO, M. S.; PAIVA, J. A. Programa Residência Pedagógica como política de formação inicial de professores: percepção dos envolvidos. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 8, n. 2, 2023.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e construção da identidade profissional docente. In: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 61-79.
SÁ, C. S. S.; SANTOS, W. L. P. Constituição de identidades em um curso de licenciatura em química. Revista Brasileira de Educação, Belo Horizonte, v. 22, p. 315-338, 2017.
VYGOTSKY, L. S.; COLE, M. Mente na sociedade: Desenvolvimento de processos psicológicos superiores. Imprensa da Universidade de Harvard, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.