Investigação científica na educação infantil: contribuição para a inserção da criança pequena no universo científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14609

Palavras-chave:

Ensino de Ciências por Investigação, Sequência de Ensino Investigativa, Resolução de Problemas

Resumo

Este estudo buscou analisar possibilidades de processos de investigação científica na Educação Infantil a partir de atividades investigativas e do referencial direcionado para o ensino de Ciências na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação. Foi realizado uma pesquisa qualitativa com um grupo de crianças de 05 anos de idade que participaram de atividades envolvidas em uma Sequência de Ensino Investigativa sobre o desenvolvimento de sementes de alpiste em três tipos de solo: areia, terra e argila. Utilizamos como instrumentos de análise, as falas e os registros (escritos e pictóricos) realizados pelas crianças. Constatamos que é possível que as crianças se engajem desde pequenas em investigações científicas e que a abordagem metodológica adotada pelas professoras foi um agente potencializador para a introdução de conceitos científicos nessa fase escolar, uma vez que suas etapas contribuem à inserção da criança no universo científico.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Freitas Barreto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Docente substituta da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC.

Viviane Briccia, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Docente Titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz e Coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia

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Publicado

2024-04-08

Como Citar

Barreto, A. C. F., & Briccia, V. (2024). Investigação científica na educação infantil: contribuição para a inserção da criança pequena no universo científico. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-21. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14609