O tornar-se professora e a ação pioneira na implantação do ensino superior no interior do sul da Bahia/Brasil na segunda metade do século XX: memória e história de Waldir Pinto Montenegro Matos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14613

Palavras-chave:

Memoria, História da Educação, Ibicaraí

Resumo

O interesse pela memória e trajetória de vida da professora Waldir Pinto Montenegro Matos decorreu do processo inicial de investigação sobre a presença da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no sul da Bahia, na primeira metade da década de 1950, objeto do trabalho de pesquisa, cujo foco principal encontrava-se voltado para o movimento de criação dos ginásios “gratuitos” na região cacaueira, durante o período. E, de maneira mais específica, a criação do ginásio da CNEG no município de Ibicaraí. Nesse processo, o nome da professora é destacado. Assim, a partir da memória da formação docente e trajetória profissional de Waldir Pinto Montenegro Matos, busca-se na composição da narrativa histórica, presente neste trabalho, estabelecer uma relação entre a história de vida de Waldir Montenegro e o protagonismo atribuído à docente na implantação do ensino superior no interior da Bahia na segunda metade do século XX, tendo em vista uma maior compreensão sobre como ocorreu esse processo e o papel educacional exercido pela docente na região.

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Biografia do Autor

Daisy Laraine Moraes de Assis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente no DCHEL/UESB

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Publicado

2024-07-22

Como Citar

Assis, D. L. M. de . (2024). O tornar-se professora e a ação pioneira na implantação do ensino superior no interior do sul da Bahia/Brasil na segunda metade do século XX: memória e história de Waldir Pinto Montenegro Matos. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14613