O tornar-se professora e a ação pioneira na implantação do ensino superior no interior do sul da Bahia/Brasil na segunda metade do século XX: memória e história de Waldir Pinto Montenegro Matos
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.14613Palavras-chave:
Memoria, História da Educação, IbicaraíResumo
O interesse pela memória e trajetória de vida da professora Waldir Pinto Montenegro Matos decorreu do processo inicial de investigação sobre a presença da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) no sul da Bahia, na primeira metade da década de 1950, objeto do trabalho de pesquisa, cujo foco principal encontrava-se voltado para o movimento de criação dos ginásios “gratuitos” na região cacaueira, durante o período. E, de maneira mais específica, a criação do ginásio da CNEG no município de Ibicaraí. Nesse processo, o nome da professora é destacado. Assim, a partir da memória da formação docente e trajetória profissional de Waldir Pinto Montenegro Matos, busca-se na composição da narrativa histórica, presente neste trabalho, estabelecer uma relação entre a história de vida de Waldir Montenegro e o protagonismo atribuído à docente na implantação do ensino superior no interior da Bahia na segunda metade do século XX, tendo em vista uma maior compreensão sobre como ocorreu esse processo e o papel educacional exercido pela docente na região.
Downloads
Referências
A GAZETA. Ibicaraí 47 anos. [Caderno Especial]. Ibicaraí, BA: 22 out. 1999.
ASSIS, Daisy Laraine Moraes de. A Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG) e a nova organização escolar: histórias e memórias da educação no município de Ibicaraí/BA. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, São Cristóvão, 2005.
ASSIS, Daisy Laraine Moraes de. Entre a história e a memória: Felipe Tiago Gomes e o movimento pela criação dos ginásios gratuitos na região cacaueira do Sul da Bahia entre as décadas de 1940 e 1950. Curitiba, CRV, 2023.
BENEVIDES, Murilo. Professora Waldir Pinto Montenegro Matos: A história de uma educadora idealista, determinada e realizadora. In: BENEVIDES, M. História de Ibicaraí, Ibicaraí. 9 nov. 2011. Disponível em: https://historiadeibicarai.blogspot.com/2011/11/professora-waldir-pinto-montenegro.html. Acesso em: 02.10.2022.
CARVALHO, Marta Maria Chagas de. “Reformas da Instrução Pública”. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA Filho, Luciano Mendes e VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 225-251.
CORREIO DE IBICARAÍ. Ibicaraí 50 Anos. [Edição Histórico Cultural]. nº 510, Ano 35, Ibicaraí, BA: 22 out. 2002.
FENTRESS, James; WICKHAM, Cris. Memória social. Lisboa: Teorema, 1992.
FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente brasileira: interseções e diálogos com professores da educação básica. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023.
GOMES, Felipe Tiago. História da CNEG. Rio de Janeiro: 29 de Julho Publicações, 1965.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
HALBWACHS, Maurice. Los Marcos Sociales de la memoria. Barcelona: Antropos; Concepción: Universidad de la Concepción; Caracas: Universidad Central de Venezuela, 2004.
MATOS, Waldyr Montenegro. 101 anos da professora Waldir Pinto Montenegro Matos. In: MATOS, Waldyr Montenegro. Blog do Boró, Ibicaraí e região, Ibicaraí. 28 mar. 2018. Disponível em: http://blogdoboro.blogspot.com/2018/03/101-anos-da-professora-waldir-pinto.html. Acesso em: 02 out. 2022.
MATOS, Waldir Pinto Montenegro. Entrevista concedida a autora [informação verbal], Ibicaraí [13 fev.; 04 abr.], 2004.
MATOS, Waldir Pinto Montenegro. Jubileu de Ouro da AEM. [Caderno em homenagem aos 50 anos da Academia de Educação Montenegro]. Ibicaraí, 2006.
MATOS, Waldir Pinto Montenegro. As veredas do sertão: Waldir Pinto Montenegro Matos [Caderno de anotações]. Ibicaraí, 2011.
NAGLE, Jorge. Educação e Sociedade na Primeira República. Rio de Janeiro: DP&A. 2001.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas/SP: Unicamp, 2007.
SOUSA, Ione Celeste de. Garotas Tricolores, Deusas Fardadas: as normalistas em Feira de Santana 1925 a 1945, Bahia. 1999. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.