Trajetórias e desafios de mulheres mães na EJA: autonomia, enfrentamentos e resistência cotidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15612

Palavras-chave:

EJA, Direito, Emancipação

Resumo

A Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) tem sido historicamente negligenciada pelo poder público em termos de organização e oferta. Além disso, enfrenta desafios que vão além do campo educacional, uma vez que atende majoritariamente as classes populares e é marcada por um currículo excludente, reproduzindo um viés que remonta ao período colonial. Trata-se de uma modalidade educacional complexa, que demanda uma abordagem específica devido à sua forte dimensão sócio-histórica, política e cultural. Diante desse cenário, optamos por investigar as histórias de vida de mulheres mães que são estudantes da EJA, abordando suas dificuldades, projetos de vida e os obstáculos cotidianos que enfrentam para continuar estudando. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio do Google Acadêmico, utilizando os descritores "Mulheres", "Mães" e "EJA". Esse levantamento inicial resultou em 26 artigos, dos quais selecionamos cinco para leitura e análise integral, por atenderem ao objetivo do estudo. Entre os autores que fundamentaram a discussão estão Arroyo (2003; 2007; 2011); Eiterer, Dias e Coura (2014); Freire (1979) e Pacheco (1998). O estudo revelou que a trajetória das mulheres mães estudantes da EJA é marcada pela pobreza e pela dupla ou tripla jornada de trabalho, uma vez que, em sua maioria, são negras ou pardas e têm inúmeras responsabilidades diárias, como cuidar da casa, dos filhos, trabalhar fora e ainda buscar forças para estar na sala de aula no período noturno. Ademais, elas enxergam na educação uma via para conquistar autonomia e elevar sua autoestima, pois a escola se torna para elas um espaço de socialização e de valorização enquanto sujeitos.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Jesus, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC

Lívia Andrade Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UFBA), Professora Plena no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação/UESC. Vice-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPECE . Integrante do Grupo de Pesquisa Paulo Freire – GEPPAF/UESC. Integra o Programa Coletivo Paulo Freire/UESC

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Jesus, A. C. de, & Coelho, L. A. . (2024). Trajetórias e desafios de mulheres mães na EJA: autonomia, enfrentamentos e resistência cotidiana. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 5(12), 1-20. https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15612