RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9851Palavras-chave:
Educação do Campo, Ludicidade, Saber-fazer, TransdisciplinaridadeResumo
Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração de jogos educativos (protótipo), mostrando a relação da agroecologia junto a educação ambiental, pelos educandos (as) marajoara, de ensino remoto, do Curso superior em Tecnologia em Agroecologia, na disciplina de Educação e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Breves. Os Estudantes foram divididos em grupos, os quais tinham que buscar estudar sobre um determinado jogo, adequar ele para a disciplina e (re) construir esse jogo com um olhar na sustentabilidade para dialogar com a educação infantil da rede municipal de Breves. De forma lúdica/brincando, e também educativa/formativa. Ao todo foram elaborados 7 jogos didáticos, sendo eles: 3 jogos de tabuleiros (Dama Sustentável; Trilha Agroecológica e Caminho da Sustentabilidade); 2 quebra cabeças; 1 jogo da memória Agroecológico; e 2 maquetes (Degradação e Sustentabilidade). Concluiu-se que a elaboração dos jogos uma importante ferramenta para o ensino aprendizado do educando (a) do curso agroecologia Tecnologia tanto em nível superior ao ensino fundamental, pois despertar nos educandos a importância da discussão sobre a Agroecologia no Arquipélago do Marajó.
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