RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9851

Palavras-chave:

Educação do Campo, Ludicidade, Saber-fazer, Transdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever a elaboração de jogos educativos (protótipo), mostrando a relação da agroecologia junto a educação ambiental, pelos educandos (as) marajoara, de ensino remoto, do Curso superior em Tecnologia em Agroecologia, na disciplina de Educação e Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Breves. Os Estudantes foram divididos em grupos, os quais tinham que buscar estudar sobre um determinado jogo, adequar ele para a disciplina e (re) construir esse jogo com um olhar na sustentabilidade para dialogar com a educação infantil da rede municipal de Breves. De forma lúdica/brincando, e também educativa/formativa. Ao todo foram elaborados 7 jogos didáticos, sendo eles: 3 jogos de tabuleiros (Dama Sustentável; Trilha Agroecológica e Caminho da Sustentabilidade); 2 quebra cabeças; 1 jogo da memória Agroecológico; e 2 maquetes (Degradação e Sustentabilidade). Concluiu-se que a elaboração dos jogos uma importante ferramenta para o ensino aprendizado do educando (a) do curso agroecologia Tecnologia tanto em nível superior ao ensino fundamental, pois despertar nos educandos a importância da discussão sobre a Agroecologia no Arquipélago do Marajó.

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Biografia do Autor

Acenet Andrade da Silva, Instituto Federal do Pará

Engenheira Agrônoma, Mestra em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia pelo Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cooperativismo e Economia Solidária – GECOOPES (IFPA – Campus Castanhal).

Wagner Luiz Nascimento do Nascimento, Instituto Federal do Pará

Professor EBTT, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares, Docente do Programa de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia pelo Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cooperativismo e Economia Solidária – GECOOPES (IFPA – Campus Castanhal). 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Silva, A. A. da, & Nascimento, W. L. N. do . (2021). RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: ELABORAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR ESTUDANTES DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA DO IFPA-CAMPUS BREVES, NA ILHA DO MARAJÓ, PARÁ. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9851

Edição

Seção

Dossiê Temático