A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE TECNOLOGIAS DE GÊNERO E RACISMO/ANTIRRACISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11295

Palavras-chave:

Biossocial, Determinismo, Misoginia, Preconceito

Resumo

As discussões que circundam as temáticas de gênero, racismo/antirracismo e saúde têm alcançado grandes proporções no século XXI, uma vez que o intenso crescimento do preconceito, dos discursos de ódio e da disseminação de notícias falsas têm intensificado a desigualdade, racismo e misoginia. Debates se fazem cada vez mais necessários e a divulgação científica tem sido essencial, popularizando o conhecimento científico e favorecendo o bem-estar da sociedade e o combate à violência. Esta pesquisa-ação avalia o potencial da mesa-redonda: “Entre o Biológico e o Social: tecnologias de gênero, racismo/antirracismo e saúde” na desmistificação de conceitos embasados no determinismo biológico, favorecendo um ensino mais plural e humano. Realizado em 17 de junho de 2021 pelo projeto de extensão “Evolução Para Todos” em modalidade online, o evento contou com duas convidadas que apresentaram a relevância destas temáticas com base nas vivências e pesquisas realizadas por elas, para um público de diferentes formações e localidades. O evento proporcionou conhecimento e reflexão mais aprofundada das temáticas, e evidenciou como a divulgação científica é uma aliada essencial na construção de uma sociedade mais consciente e humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laysla Bomfim Adam, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA laysla.adam@hotmail.com

 

Nadson de Jesus Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA

Raquel Souzas, Universidade Federal da Bahia

Docente da Universidade Federal da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo

Luciana Aguilar-Aleixo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa. Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Referências

ALVES-BRITO, A. Os corpos negros: questões étnico-raciais, de gênero e suas intersecções na física e na astronomia brasileira. Revista da ABPN, v. 12, n. 34, p.816-840, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/236839/001137498.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso: 28 ago. 2022.

BAPTISTA, G. C. S.; EL-HANI, C. N. The Contribution of Ethnobiology to the Construction of a Dialogue Between Ways of Knowing: A Case Study in a Brazilian Public High School. Science & Education, v. 18, p. 503–520, 2009. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s11191-008-9173-3.pdf. Acesso: 27 ago. 2022.

BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. esp, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.google.com/search?q=suplemento+abreviatura&oq=suplemento+abreviatu&aqs=chrome.0.0i19j69i57.11905j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 Acesso: 31 ago. 2022.

CASTRO, R. P.; REIS, N. “Eu comecei a dar uma aula mais biológica mesmo, porque é bem polêmico”: currículo de Ciências e Biologia e os atravessamentos de diversidade sexual e de gênero. Ensino em Revista, v. 26, n.1, p.16-39, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ER-v26n1a2019-1. Acesso: 29 ago. 2022.

DANTAS, G. C. da S.; SILVA, N.; ANTLOGA, C. S. X. Mulheres, trabalho e educação: entre a dominação e o discurso democrático. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9226. Acesso em: 29 abr. 2022.

DE LAURETIS, T. Technologies of gender: Essays on theory, film, and fiction. Indiana University Press. 1987. 165p.

FETTERMANN, J. V.; BENEVENUTI, C. B.; TAMARIZ, A. D. R. Letramentos em processo: lives como um gênero textual acadêmico a partir da pandemia do COVID-19. In: XIV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC), 2020, Minas Gerais. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2020. v. 9. p. 1-7. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/article/view/17696 Acesso: 20 jul. 2022.

FIRMINO, S. G.; ECHEVERRÍA, O ensino de biologia como justificação para negação e desqualificação da materialidade de corpos, gêneros e sexualidades no contexto escolar. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 172-191, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/559 Acesso: 29 ago. 2022.

FOUCAULT, M. Ditos e escritos: Ética, estratégia, poder-saber. MOTTA, M. B. (Org.). Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. v. 4. 1994. 464p.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. 13 ed. Rio de Janeiro: Graal. 1988. 151p.

FREIRE, P. Gênero, ideologia e poder: uma análise crítica dos discursos parlamentares sobre a política educativa no Brasil. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 3, p. 230-248, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8113. Acesso em: 29 abr. 2022.

GORDON, L. R. What Fanon said: A philosophical introduction to his life and thought. Fordham University Press. 2015. 216p.

HARRIS, K. M.; MCDADE, T. W. The Biosocial Approach to Human Development, Behavior, and Health Across the Life Course. The Russell Sage Foundation Journal of the Social Sciences, v. 4, n. 4, p. 2–26, 2018. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6434524/ Acesso: 18 ago. 2022.

LANKSHEAR, C., LEANDER, K., KNOBEL, M. Pesquisa de Práticas na Internet. In: SOMEKH, B.; LEWIN, C. (Orgs.). Teoria e métodos de pesquisa social. Rio de Janeiro: Vozes, 2015, p. 202-211.

LEITE, L. C.; CASTRO, R. P.; FERRARI, A. Gênero na BNCC de Ciências da Natureza: buscando brechas para outros currículos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 390-409. 2021. Disponível em: http://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.491. Acesso: 20 ago. 2022.

LEWONTIN, R. C., ROSE, S., & KAMIN, L. Not in our genes: Biology, ideology and human nature. The Wilson Quarterly, 1984. 346p.

LIMA, L. G. A. A cor de pele em humanos: um caso de seleção natural e a contribuição da genética no debate sobre raças no século XXI. Genética na Escola, v. 15, n.1, p. 10-17. 2020. Disponível em: https://www.geneticanaescola.com/_files/ugd/b703be_13628c79fe3245dcb578772be22f84b3.pdf. Acesso: 18 jul. 2022.

MOORE, C. W. Racismo & sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Mazza. 2007. 344p.

OLIVEIRA, S. D. C. Sexo, sexualidade e sociedade. Clube de Autores. 2009. 175p.

PAGAN, A. A. O ser humano do Ensino de Biologia: uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista Entreideias, v. 7, n. esp., p.73-86. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/26530. Acesso: 30 ago. 2022.

PENCHASZADEH, V. B. Problemas éticos do determinismo genético. Bioética, v. 12, n. 1, p. 61-68. 2004. Disponível em: https://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica/article/view/121/126. Acesso: 18 jul. 2022.

PORTO, B. A. A., LAGE, R. C. G., COSTA, F. L. P. O racismo sob o olhar da genética. Genética na Escola, v. 16, n. 1, p. 82-93. 2021. Disponível em: https://www.geneticanaescola.com/_files/ugd/b703be_1b3f3bb708824c969718eeb96757f81e.pdf. Acesso: 28 jun. 2022.

SILVA, C. S. F.; BRANCALEONI, A. P. L.; OLIVEIRA, R. R. Base Nacional Comum Curricular e diversidade sexual e de gênero: (des)caracterizações. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. esp. 2, p. 1538-1555. 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12051. Acesso: 18 jul. 2022.

SILVA, J. D. C.; LIMA, M. J. V. S. O que eu vi na escola: relatos de uma professora de Ciências sobre questões de gênero e étnico raciais. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 213-231, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/545 Acesso: 27 ago. 2022.

SILVA, J. P.; ROCHA, R. M. P.; AGUILAR-ALEIXO, L. Seminário em formato live: uma abordagem alternativa no ensino-aprendizagem de evolução biológica. v. 16 sup., p. 420-429, 2021. Disponível em: https://www.geneticanaescola.com/_files/ugd/b703be_390d59fcb3f246518e2f30c8048f8421.pdf. Acesso: 30 ago. 2022.

SILVA, R. K. M. Maria Firmina dos Reis e Carolina Maria de Jesus: escritoras negras na sala de aula. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017. v. 03. p. 4035-4042. https://abralic.org.br/anais/arquivos/2016_1491524318.pdf. Acesso: 29 ago. 2022.

SILVÉRIO, F. F.; MOTOKANE, M. T. O corpo humano e o negro em livros didáticos de Biologia. Revista Contexto & Educação. v. 34 n. 108, p. 26-41. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.26-41. Acesso: 28 ago. 2022.

TELLES, C. F. da S.; SANTOS, I. de J.; MAIA, C. N. de A; FERREIRA, L. G.. A mulher negra no magistério: reflexões em torno de trajetórias históricas. Humanidades e Inovação. v. 6, n. 2, p. 38-47, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/839#:~:text=Trata%2Dse%20n%C3%A3o%20apenas%20da,realidade%20que%20produziu%20uma%20hist%C3%B3ria. Acesso em: 16 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Adam, L. B. ., Oliveira, N. de J. ., Souzas, R. ., & Aguilar-Aleixo, L. (2022). A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE TECNOLOGIAS DE GÊNERO E RACISMO/ANTIRRACISMO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-16. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11295

Edição

Seção

Dossiê Temático