SUPERVISED INTERNSHIP IN AMAZONIAN INDIGENOUS CONTEXTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8601

Keywords:

Estágio Supervisionado nas Aldeias, Pandemia, Amazônia, Ensino Remoto

Abstract

The objective of this text is to present an elaboration on the Supervised Internship in indigenous territories in the Amazon. It isdivided into two parts: the first shares an experience developed in 2018 in indigenous schools through the participation of students from the Federal University of Rondônia. Subsequently, it offers a pedagogical proposal regarding the realization of Supervised Internship in times of pandemic in indigenous villages with execution forecast for April to August 2021, period of remote education. The methodological procedures considered bibliographic and narrative research. The results allow us to infer that the experience previously developed will be of fundamental importance for the feasibility of an intercultural proposition that enables the approximation of UNITE with the pedagogical practices of indigenous schools. Weconcludethat despite the precariousness that surrounds the Brazilian villages regarding the lack of basic items to ensure the requirements of remote teaching translated in some cases in the lack of electricity, unstable internet and computer absence, the struggle for the right to education can mobilize actions for the construction of basic conditions through student assistance resources that can materialize teacher training through analyses of pedagogical practices through the possible technological resources.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (2009). Mestre em Desenvolvimento Regional (2004). Graduada em Pedagogia (1989). Especialista em Psicopedagogia (2004). Cursou o Magistério (1985). Ingressou na educação em 1986 em Porto Velho-RO como docente na educação básica. Trabalhou na rede pública e privada como coordenadora pedagógica. Foi professora do Curso de formação inicial para indígenas - Projeto Açaí 1 (nível médio). Atuou como consultora no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA/MEC) e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atua na educação superior desde o ano 2000. Trabalhou no PIBID Diversidade e PIBID Intercultural com bolsistas indígenas na área de Alfabetização Intercultural. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante NDE/DEINTER. Implantou a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, (PROCEA) e contribuiu na criação do curso para a docência indígena, a Licenciatura em Educação Básica Intercultural no qual é docente na atualidade. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEE Prof da UNIR. Desenvolve Projetos de iniciação científica (PIBIC) e ações de extensão universitária. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia, GPEA. Coordena as Linhas de Pesquisa: Antropologia Etnopedagógica e Currículo, Alfabetização & Cultura escrita e Amazônia Feminista. Estuda, pesquisa, publica e orienta produtos acadêmicos relacionados a estas linhas. 

References

AROWA, T.; NEVES, J. G. Estágio Supervisionado na Aldeia Sagarana e na Escola Indígena Paulo Saldanha Sobrinho. Anais XII Seminário de Educação. Ji-Paraná 23 a 25 de outubro. Universidade Federal de Rondônia: Campus Urupá de Ji-Paraná, 2019.

BOGDAN, R.C.; BIKLEN, S.K. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Constituição Federal. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencias para a formação de professores indígenas. Brasília: MEC; SEF, 1998.

BRASIL. Resolução nº 2 de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. MEC/CNE, 2015a.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior [...]. Resolução nº 1 de 2015. Brasília, CNE, 2015b.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores Indígenas em cursos de Educação Superior [...]. Parecer nº 6 de 2014. Brasília, CNE, 2014.

BETTIOL, C. A.; LEITE, Y. U. F. Lugar do Estágio Supervisionado na formação de professores indígenas: desafios e perspectivas. Anais EDUCERE. XII Congresso Nacional de Educação. 2015, p. 28889 – 28902.

CASTRO-GÓMEZ, S. Decolonizar la universidad: la hybris del punto cero y el diálogo de saberes. In: ______.; GROFÓGUEL, R. (Org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 79-91.

CANÁRIO, R. Territórios educativos de intervenção prioritária: a escola face à exclusão social. Revista de Educação, XI, 1, pp.125-135. 2000.

CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CUNHA, M. I. da. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista Faculdade de Educação, v. 23 n. 1-2 São Paulo Jan./Dec. 1997.

FERREIRA, L. G.; FERRAZ, R. D. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 7, n. único, p. 301-320, 2021. Disponível em:

https://drive.google.com/file/d/1sKomRrXn2RJaSe4WRvANcNfRgF6rRC9g/view.

Acesso em: 10 jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAWANAM SURUI, R; NEVES, J. G.; SURUI, N. Makobah Ayami Okobah: reflexões sobre o Estágio Supervisionado na Escola Indígena Paiterey do Povo Paiter Surui. Anais XII Seminário de Educação. Ji-Paraná 23 a 25 de outubro. Universidade Federal de Rondônia: Campus Urupá de Ji-Paraná, 2019.

MAIA, M. Manual de Lingüística: subsídios para a formação de professores indígenas na área de linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

MARTINS, E. S.; FRANÇA, T. M. S. Os registros da ação docente no período do estágio supervisionado: uma experiência formativa. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 43, p. 51-68, Edição Especial, 2020.

Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6778/5219 Acesso em: 10 jun. 2021.

MELIÁ, B. Educação indígena na escola. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro, 1999.

MINDLIN, B. Aprendiz de origens. Revista Estudos Avançados. São Paulo, 1994.

NASCIMENTO, A. C. Os processos próprios de aprendizagem e a formação dos professores indígenas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, Número Especial, p. 155-173, dez. 2012.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

PAGATER SURUI, J. A escrita da língua materna nas escolas indígenas Paiter Surui - Ãh sodig nã goe tig Esade Paiter ey emã sodihg ah ey ka ewe. 2018. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná.2018.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. L. Estágio e docência: o estágio e a formação inicial e contínua de professores. São Paulo: Cortez, 2010.

PINAICOBO BORGES, T. Estágio Supervisionado na Aldeia Porto Murtinho e na Escola Indígena Iria dos Reis Freitas. Relatório da disciplina Estágio Supervisionado II. Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Educação Intercultural. Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. 2018.

SARMENTO, T.; ROCHA, S. A. da; PANIAGO R. N. Estágio curricular: o movimento de construção identitária docente em narrativas de formação. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista - Bahia - Brasil, v. 14, n. 30, p. 152-177, out./dez. 2018.

SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SOUZA, E. M. F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso em: 10 jun. 2021.

SURUÍ, N. Alfabetização Intercultural Paiter Suruí: historiografando trajetórias do tempo ágrafo à cultura escrita. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Campus de Ji-Paraná. Fundação Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Educação Intercultural. (DEINTER). 2015.

SURUI, W. R.; NEVES, J. G. Gobah we same maãh we: Estágio Supervisionado na Aldeia Paiter e na Escola Indígena Izidoro de Souza Meirelles. Anais XII Seminário de Educação. Ji-Paraná 23 a 25 de outubro. Universidade Federal de Rondônia: Campus Urupá de Ji-Paraná, 2019.

TASSINARI, A. M. I. Escola indígena: novos horizontes teóricos, novas fronteiras da educação. In: LOPES DA SILVA, A.; FERREIRA, M. K. L. (Orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TING TEROI ARARA, M.; NEVES, J. G. Estágio Supervisionado na Aldeia Ikolen II – Escola Indígena Zavidjaj Xikov Pípòhv. Anais XII Seminário de Educação. Ji-Paraná 23 a 25 de outubro. Universidade Federal de Rondônia: Campus Urupá de Ji-Paraná, 2019.

URQUIZA, A. H. A.; NASCIMENTO, A. C. O desafio da interculturalidade na formação de professores indígenas. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 4, n. 1, p. 44-60, jan./jun. 2010.

WAJURU, J. Estágio Supervisionado na Aldeia Deolinda, Terra Indígena Pacaas Novos na Escola Indígena Pedro Azzi. Relatório da disciplina Estágio Supervisionado II. Universidade Federal de Rondônia. Departamento de Educação Intercultural. Curso Licenciatura em Educação Básica Intercultural. 2018.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org.). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. 2009.

ZIVIERI NETO, O. Tempo e saberes: a constituição do professor experiente em matemática. 2009. 232f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2009.

Published

2021-06-30

How to Cite

Neves, J. G. (2021). SUPERVISED INTERNSHIP IN AMAZONIAN INDIGENOUS CONTEXTS . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8601

Issue

Section

Dossiê Temático