ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8601

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado nas Aldeias, Pandemia, Amazônia, Ensino Remoto

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma elaboração sobre o Estágio Supervisionado em territórios indígenas na Amazônia Está dividido em duas partes: a primeira compartilha uma experiência desenvolvida em 2018 em escolas indígenas por meio da participação de estudantes da Universidade Federal de Rondônia. Posteriormente, disponibiliza uma proposta pedagógica referente à realização de Estágio Supervisionado em tempos de pandemia nas aldeias indígenas com previsão de execução para abril a agosto de 2021, período do ensino remoto. Os procedimentos metodológicos consideraram a pesquisa bibliográfica e narrativa. Os resultados permitem inferir que a experiência desenvolvida anteriormente será de fundamental importância para a viabilização de uma proposição intercultural que possibilite a aproximação da UNIR com as práticas pedagógicas das escolas indígenas. Concluímos que apesar da precarização que ronda as aldeias brasileiras quanto a falta dos itens básicos para assegurar as exigências do ensino remoto traduzidas em alguns casos na falta de energia elétrica, internet instável e inexistência de computador, a luta pelo direito à educação pode mobilizar ações para a construção de condições básicas por meio de recursos da assistência estudantil que possam materializar a formação docente por meio de análises das práticas pedagógicas através dos recursos tecnológicos possíveis.

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Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação Escolar (2009). Mestre em Desenvolvimento Regional (2004). Graduada em Pedagogia (1989). Especialista em Psicopedagogia (2004). Cursou o Magistério (1985). Ingressou na educação em 1986 em Porto Velho-RO como docente na educação básica. Trabalhou na rede pública e privada como coordenadora pedagógica. Foi professora do Curso de formação inicial para indígenas - Projeto Açaí 1 (nível médio). Atuou como consultora no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA/MEC) e no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Atua na educação superior desde o ano 2000. Trabalhou no PIBID Diversidade e PIBID Intercultural com bolsistas indígenas na área de Alfabetização Intercultural. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante NDE/DEINTER. Implantou a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis, (PROCEA) e contribuiu na criação do curso para a docência indígena, a Licenciatura em Educação Básica Intercultural no qual é docente na atualidade. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado e Doutorado Profissional - PPGEE Prof da UNIR. Desenvolve Projetos de iniciação científica (PIBIC) e ações de extensão universitária. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia, GPEA. Coordena as Linhas de Pesquisa: Antropologia Etnopedagógica e Currículo, Alfabetização & Cultura escrita e Amazônia Feminista. Estuda, pesquisa, publica e orienta produtos acadêmicos relacionados a estas linhas. 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Neves, J. G. (2021). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CONTEXTOS INDÍGENAS AMAZÔNICOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(4), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8601

Edição

Seção

Dossiê Temático