PICTURE BOOKS: BETWEEN PATHS AND POSSIBILITIES IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF CHILDREN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

Keywords:

Picture book, Teaching and learning, Child

Abstract

The present article approaches the picture book as a guiding instrument in the teaching and learning processes of children, in a perspective of fluent learning of literature by children, highlighting its importance in the child’s development. We also deal with the picture book as a methodological instrument that favors the development of the teacher’s work in the teaching and learning process if it is meaningful for the child. The research also included the analysis of the picture book by Ruth Rocha, “The boy who learned to see”, and the book by Elias José, “The stories and the places”. We chose these books because they bring images portraying everyday life, and because they are used in public schools. The theoretical foundation includes authors such as Bom-Fim (2009), Freire (1989), José (2002), and other authors from the field of education, which allows us to discuss picture books as a guiding means for the development of language and reading of the child based on the visualization of images. Based on the analyzes, we realize that the proper use of illustrations in the school environment can be a passport to the world of word reading, text production, and differentiated narratives.

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Author Biographies

Auricelia Aguiar Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledora e transcritora de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente, exerce a função da Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenação de Pedagogia do Programa de Ações Articuladas para a Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas as áreas de violência doméstica infantil, sociologia da infância e teoria Histórico-Cultural. Como autora, tem trabalhos publicados em capítulo de livros e resumos publicados em encontros regionais.

Viviane Silva dos Santos Lucena, Universidade Federal do Maranhão

                      

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Especialização em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (cursando). Atualmente é professora no município de Bom Jardim/MA, na Escola Municipal Leal Cruz, trabalhando com o ensino multisseriado, em escola do campo.  Atua na coordenação pedagógica do Complexo Educacional Hassan Sabry no município de Bom Jesus das Selvas/MA. Pesquisadora da área da infância, com ênfase em alfabetização e letramento e literatura infantil.

Welingthon Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Pedagogia (2021) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledor e transcritor de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente é lotado na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) na função de Técnico em Assuntos Educacionais no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz/MA. Atuando em pesquisas nas áreas de saúde pública, educação em saúde, sexualidade, psicologia da educação com foque na Teoria Histórico-Cultural, história da educação, educação especial e inclusiva, gestão educacional e formação de professores. Como autor, tem trabalhos publicados em capítulos de livros, artigos e anais de encontros regionais e nacionais.

Francisco de Assis Carvalho de Almada, Universidade Federal do Maranhão

 

Pedagogo pela Universidade Federal do Mato Grosso (1990). Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Latinoamericano e Caribeño – Havana – República de Cuba (1999). Mestre em Desenvolvimento Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2005). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz e também professor permanente do Programa de Pós-graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) do Campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa Educacional. Pesquisador da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas à teoria Histórico-Cultural. Líder do grupo de estudos e pesquisas “Estudos Marxistas em Educação e Psicologia”. Como autor, tem trabalhos publicados em livros, capítulos de livros e anais de encontros nacionais.

References

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Published

2021-12-31

How to Cite

Silva, A. A. ., Lucena, V. S. dos S., Silva, W. S., & Almada, F. de A. C. de. (2021). PICTURE BOOKS: BETWEEN PATHS AND POSSIBILITIES IN THE TEACHING AND LEARNING PROCESS OF CHILDREN. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

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Artigos