LIBROS DE IMÁGENES: ENTRE CAMINOS Y POSIBILIDADES EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE NIÑOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

Palabras clave:

Libro de imagen, Enseñando y aprendiendo, Niño

Resumen

Este artículo presenta una aproximación al libro ilustrado como herramienta orientadora en la enseñanza y el aprendizaje de niños y niñas, en una perspectiva de la literatura infantil fluida en el aprendizaje. Enfatizando su importancia en el desarrollo infantil también tratamos el libro literario infantil como una herramienta metodológica que favorece el desarrollo de la enseñanza en el proceso de enseñanza y aprendizaje, si se utiliza con sentido para el niño. La investigación también incluyó el análisis del libro de Ruth Rocha, “El niño que aprendió a ver” y el libro de Elias José, “Las histórias y los Lugares”. Estos libros fueron elegidos porque tienen imágenes que involucran la vida cotidiana y son utilizados en las escuelas públicas. El marco teórico utilizado se orienta en autores como Bom-Fim (2009), Freire (1989), José (2002) y otros autores en el campo de la educación, lo que nos permite hablar de la escritura ilustrada como medio orientador para el desarrollo del lenguaje y la lectura de los niños a partir de visualizaciones de imágenes. Sobre la base de los análisis realizados, damos cuenta de que el uso adecuado de las ilustraciones en el entorno escolar puede ser un pasaporte al mundo de la lectura de palabras, la producción de textos y las narrativas diferenciadas.

 

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Biografía del autor/a

Auricelia Aguiar Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledora e transcritora de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente, exerce a função da Técnica em Assuntos Educacionais na Coordenação de Pedagogia do Programa de Ações Articuladas para a Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas as áreas de violência doméstica infantil, sociologia da infância e teoria Histórico-Cultural. Como autora, tem trabalhos publicados em capítulo de livros e resumos publicados em encontros regionais.

Viviane Silva dos Santos Lucena, Universidade Federal do Maranhão

                      

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Especialização em Literatura e Ensino pela Universidade Estadual do Maranhão (cursando). Atualmente é professora no município de Bom Jardim/MA, na Escola Municipal Leal Cruz, trabalhando com o ensino multisseriado, em escola do campo.  Atua na coordenação pedagógica do Complexo Educacional Hassan Sabry no município de Bom Jesus das Selvas/MA. Pesquisadora da área da infância, com ênfase em alfabetização e letramento e literatura infantil.

Welingthon Santos Silva, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Pedagogia (2021) e Bacharel em Enfermagem (2013) pela Universidade Federal do Maranhão. É Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2018). É Ledor e transcritor de Braille pelo SIADI-Imperatriz (2017). Atualmente é lotado na Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) na função de Técnico em Assuntos Educacionais no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz/MA. Atuando em pesquisas nas áreas de saúde pública, educação em saúde, sexualidade, psicologia da educação com foque na Teoria Histórico-Cultural, história da educação, educação especial e inclusiva, gestão educacional e formação de professores. Como autor, tem trabalhos publicados em capítulos de livros, artigos e anais de encontros regionais e nacionais.

Francisco de Assis Carvalho de Almada, Universidade Federal do Maranhão

 

Pedagogo pela Universidade Federal do Mato Grosso (1990). Mestre em Ciências da Educação pelo Instituto Latinoamericano e Caribeño – Havana – República de Cuba (1999). Mestre em Desenvolvimento Ambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2005). Doutor em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (2011). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Imperatriz e também professor permanente do Programa de Pós-graduação Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) do Campus de Imperatriz. Tem experiência na área de Didática, Fundamentos Educacionais e Pesquisa Educacional. Pesquisador da área da Infância e Formação de Professores, com pesquisas vinculadas à teoria Histórico-Cultural. Líder do grupo de estudos e pesquisas “Estudos Marxistas em Educação e Psicologia”. Como autor, tem trabalhos publicados em livros, capítulos de livros e anais de encontros nacionais.

Citas

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Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Silva, A. A. ., Lucena, V. S. dos S., Silva, W. S., & Almada, F. de A. C. de. (2021). LIBROS DE IMÁGENES: ENTRE CAMINOS Y POSIBILIDADES EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE NIÑOS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-25. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202

Número

Sección

Artigos