LIVROS DE IMAGENS: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9202Palavras-chave:
Livro de imagem, Ensino e aprendizagem, CriançaResumo
O presente artigo traz uma abordagem sobre o livro de imagem como um instrumento norteador no ensino e aprendizagem de crianças, em uma perspectiva de literatura infantil fluente no aprendizado, salientando a sua importância no desenvolvimento da criança. Tratamos também do livro literário infantil como instrumento metodológico que favorece o desenvolvimento do trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem, se for utilizado com significado para a criança. A pesquisa também contemplou a análise do livro de Ruth Rocha, “O menino que aprendeu a ver”, e do livro de Elias José, “As histórias e os lugares”. Esses livros foram escolhidos por terem imagens que envolvem o cotidiano e por serem utilizados em escolas da rede pública de ensino. A fundamentação teórica utilizada pauta-se em autores como Bom-Fim (2009), Freire (1989), José (2002) e demais autores do campo da educação que nos permitem falar da escrita ilustrada como um meio norteador para o desenvolvimento da linguagem e da leitura da criança com base nas visualizações de imagens. Com base nas análises realizadas, percebemos que o uso adequado das ilustrações no âmbito escolar pode ser um passaporte para o mundo da leitura de palavras, da produção de textos e de narrativas diferenciadas.
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