TECNOLOGÍAS DIGITALES: HERENCIA POSITIVA Y NUEVAS VÍAS DE APRENDIZAJE EN LA POST-PANDEMIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10906

Palabras clave:

Educación, Tecnologías Digitales de la Información y la Comunicación (TDIC), Post-pandemia, Enfermería

Resumen

Estudio que tuvo como objetivo reflexionar sobre los legados positivos y las nuevas formas de aprender, utilizando las tecnologías digitales, que se evidenciaron a raíz de la pandemia provocada por el COVID 19 y que permanecerán en la pospandemia, desde la disciplina educación y comunicación en salud, del curso de pregrado en enfermería de la Universidad Estatal de Santa Cruz – UESC. Se trata de un relato de experiencia, con carácter descriptivo y enfoque cualitativo. La técnica de recolección de datos utilizada fue la observación participante descriptiva y principios de análisis de documentos. El escenario fue el curso de graduación en enfermería de la UESC, con sede en Ilhéus-Ba y los sujetos fueron los alumnos matriculados en esa disciplina en el período comprendido entre 2020 y 2022. Los resultados indican que la pandemia posibilitó la aproximación y el conocimiento de las tecnologías digitales de la información y la comunicación - TDIC y que algunas pueden mantenerse de manera presencial con ganancias para los procesos de aprendizaje, tales como: Google Classroom, Google Docs, Google Form, Google Meet, Telegram , Producción Audiovisual e Instagram. Los legados positivos de la pandemia no pueden ser abandonados e ignorados. Estos deben ser para llenar los vacíos que ya existían antes y que se han vuelto aún más evidentes.

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Biografía del autor/a

Aretusa de Oliveira Bitencourt, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Especialista em Docência na Saúde, Especialista em Educação em Saúde, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, na Graduação de Enfermagem e na Pós-Graduação lato sensu em Saúde Escolar. Coordenadora do Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde - LABEDUCOM do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Coordenadora do Núcleo Jovem Bom de Vida – NJBV. Coordenadora do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPeCE, do CNPq.

Jadson Santos Nascimento

Enfermeiro, Comunicólogo, Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia. Colaborador externo do Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde-LABEDUCOM, do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Colaborador Externo do Núcleo Jovem Bom de Vida da UESC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPeCE, do CNPq.

Maria Gabriela Campos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduanda de Enfermagem da UESC. Discente voluntária no Núcleo Jovem Bom de Vida - NJBV, Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde-LABEDUCOM do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Bolsista do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem.

Emanuela Cardoso Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeira, Doutora em Ciências, Mestre em Saúde Coletiva, Estomaterapeuta, Especialista em Docência na Saúde, Docente Assistente do Departamento de Ciências, da Saúde da UESC.

Ricardo Matos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeiro, Doutor em Ciências, Mestre em Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, na Graduação e na Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem. Coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf), tendo sob sua responsabilidade o Laboratório de Gestão de Enfermagem e Saúde. Docente colaborador do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem.

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Bitencourt, A. de O., Nascimento, J. S., Silva, M. G. C. da ., Silva, E. C., & Santana, R. M. (2022). TECNOLOGÍAS DIGITALES: HERENCIA POSITIVA Y NUEVAS VÍAS DE APRENDIZAJE EN LA POST-PANDEMIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10906

Número

Sección

Dossiê Temático