TECNOLOGIAS DIGITAIS: HERANÇAS POSITIVAS E NOVOS CAMINHOS DE APRENDIZAGEM NO PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10906

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Pós-pandemia, Enfermagem

Resumo

Estudo que teve como objetivo refletir sobre as heranças positivas e os novos caminhos de aprendizagem, utilizando as tecnologias digitais, que foram evidenciados em decorrência da pandemia provocada pela COVID 19 e que ficarão no pós-pandemia, a partir da disciplina educação e comunicação na saúde, da graduação em enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados utilizada foi observação participante descritiva e princípios da análise documental. Como cenário, a graduação em enfermagem da UESC, localizada em Ilhéus-Ba e os sujeitos foram os discentes matriculados na referida disciplina no período entre 2020 e 2022. Os resultados indicam que a pandemia possibilitou a aproximação e conhecimento das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC e que algumas podem ser mantidas no presencial com ganhos para os processos de aprendizagem, tais como: Google Classroom, Google Docs, Google Form, Google Meet, Telegram, Produção de áudiovisual e Instagram. Não se pode abandonar e ignorar as heranças positivas da pandemia. Estas devem ser para preencher as lacunas que já existiam antes e que se tornaram ainda mais evidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aretusa de Oliveira Bitencourt, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Especialista em Docência na Saúde, Especialista em Educação em Saúde, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, na Graduação de Enfermagem e na Pós-Graduação lato sensu em Saúde Escolar. Coordenadora do Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde - LABEDUCOM do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Coordenadora do Núcleo Jovem Bom de Vida – NJBV. Coordenadora do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPeCE, do CNPq.

Jadson Santos Nascimento

Enfermeiro, Comunicólogo, Mestre em Ciências da Saúde. Especialista em Enfermagem em Geriatria e Gerontologia. Colaborador externo do Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde-LABEDUCOM, do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Colaborador Externo do Núcleo Jovem Bom de Vida da UESC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Comunicação e Educação – GEPeCE, do CNPq.

Maria Gabriela Campos da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Graduanda de Enfermagem da UESC. Discente voluntária no Núcleo Jovem Bom de Vida - NJBV, Laboratório de Educação e Comunicação na Saúde-LABEDUCOM do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf). Bolsista do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem.

Emanuela Cardoso Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeira, Doutora em Ciências, Mestre em Saúde Coletiva, Estomaterapeuta, Especialista em Docência na Saúde, Docente Assistente do Departamento de Ciências, da Saúde da UESC.

Ricardo Matos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Enfermeiro, Doutor em Ciências, Mestre em Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Auditoria de Sistemas de Saúde, Docente do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, na Graduação e na Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem. Coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Metodologias na Enfermagem (Nepemenf), tendo sob sua responsabilidade o Laboratório de Gestão de Enfermagem e Saúde. Docente colaborador do projeto de ensino Educação na Saúde: Desenvolvendo as Competências e Habilidades Educacionais de Graduandas de Enfermagem.

Referências

ATKINS, Peter Willian; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; SANTOS, Jaciara de Oliveira Sant’Anna; MACHADO, Maira Souza. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, Getuliana Sousa; ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.

BITENCOURT, Aretusa de Oliveira Martins; SANTANA, Ricardo Matos; GUERREIRO, Kátia Bomfim de Carvalho (organizadores). Educação na saúde: buscando competências e habilidades do enfermeiro educador. Ilhéus, BA: UESC/DCS, 2018.

BRANDÃO, Arnaldo Pires; NETO Agenor De Miranda Araújo. O Tempo Não Para. Álbum: O tempo não para. Intérprete: Cazuza. Gravadora Philips Records. Rio de Janeiro, 1988.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 2891, de 03 de setembro de 2015. Altera a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que regulamenta o exercício da enfermagem, para nela incluir a obrigatoriedade de formação exclusivamente em cursos presenciais para os profissionais da área. Brasília: Câmara dos Deputados, 2015.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 1171, de 26 de fevereiro de 2019. Dá nova redação ao artigo 80 da Lei nº 9.394, de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: Câmara dos Deputados, 2019.

BUTANTAN. Instituto Butantan. Qual a diferença entre SARS-CoV-2 e Covid-19? Prevalência e incidência são a mesma coisa? E mortalidade e letalidade? 2020.

COFEN. Conselho Federal de Enfermagem. RESOLUÇÃO COFEN Nº 554/2017. Brasília, DF, 17 de julho de 2017.

COMÉ, Calisto David; STEVENS, Leandro. Usos, práticas e critérios de avaliação da linguagem audiovisual para educação. In: ROSA, Rosane; OLIVEIRA, Andreia Machado; SINGO, Felix (Orgs.). Mediações educomunicativas e interculturais entre Brasil e Moçambique [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS: Editora Fi/Maputo, MOZ: Editora Educar, 2020.

CORRÊA, Denise Mesquita; CASTRO, Luciano Patrício Souza de. (Or.). Cartilha do docente para atividades pedagógicas não presenciais. [recurso eletrônico]. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2020.

CORREIA, Ana Paula. As múltiplas facetas da curadoria de conteúdos digitais. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 14, Set/Dez 2018.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia. Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016.

CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 5, p. 1-16, 2021.

DELORS, Jacques et al. EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 2010.

DYNIEWICZ, Ana Maria. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. Difusão Editora. 2. ed. São Caetano do Sul: 2014.

FÉLIX, Carlos Marcelo Cavalheiro. Escola pública, formação docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-19, 2021.

FERRARI, Andrés; CUNHA, André Moreira. A pandemia de Covid-19 e o isolamento social: saúde versus economia. UFRGS, Seção Coronavírus, 30 de mar. 2020.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. jan./jun., 2021. p. 323-344.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAYA, Adroaldo Cezar Araujo; GAYA, Anelise Reis. Relato de experiência: roteiros para elaboração de trabalhos de conclusão de cursos de licenciatura. Curitiba: CRV, 2018

GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klalter Bez Fontana. Mediação Pedagógica E Educação Mediada Por Tecnologias Digitais Em Tempos De Pandemia. Criar Educação, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 104, 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Divulgados dados sobre impacto da pandemia na educação. 2021.

MINAYO, M. C. de S. O desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 13. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2013.

MENDES, Luan dos Santos; SOUSA, Ilana D’Avila Fonteles de; COLLARES, Patrícia Moreira Costa. Instagram como ferramenta de produção de eventos e aulas remotas. In: SILVA, Andréa Soares Rocha da; MENDES, Luan dos Santos; NÓBREGA, Paula Pinheiro da. (Org.) Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007. 174p.

NIENOV, Otto Henrique; CAPP, Edison. (Org.) Estratégias didáticas para atividades remotas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2021.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19). 2020..

PALÚ; Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. (Org.) Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

RODRIGUES, Daniele Magalhães; MENDES, Luan dos Santos. Tutorial de utilização do Google Forms. In: SILVA, Andréa Soares Rocha da; MENDES, Luan dos Santos; NÓBREGA, Paula Pinheiro da. (Org.). Produção de aulas remotas: tutoriais e guias didáticos. Fortaleza: Grupo Educação, Tecnologia e Saúde da Universidade Federal do Ceará, 2020.

SANTOS, Lulu. Como uma onda. Álbum: O Ritmo do Momento. Gravadora Warner Music Brasil. Rio de Janeiro: 1983

SANTOS, Rosemary; RIBEIRO, Mayra Rodrigues Fernandes; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de. Educação Online: aprender ensinar em rede. Informática na Educação: Série de livros-texto da CEIE/SBC.

SANTOS, Edméa. O ensino híbrido como “a bola da vez”: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia? Notícias, Revista Docência e Cibercultura, jun. 2021.

SOUSA, Socorro de Maria Rodrigues et al. Estratégias tecnológicas utilizadas no ensino durante a pandemia. Research, Society and Development, v. 11, n. 1, e20911124762, 2022.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação: da interrupção à recuperação. [s.d.].

VALENTE, José Armando. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. (Org.). Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas, SP: NIED/UNICAMP, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Bitencourt, A. de O., Nascimento, J. S., Silva, M. G. C. da ., Silva, E. C., & Santana, R. M. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS: HERANÇAS POSITIVAS E NOVOS CAMINHOS DE APRENDIZAGEM NO PÓS-PANDEMIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10906

Edição

Seção

Dossiê Temático