EDUCAÇÃO AMBIENTAL DURANTE A PANDEMIA: REFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11029

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Pandemia, Práticas de ensino

Resumo

A Educação Ambiental insere-se na escola como uma possibilidade de ensino que tem como principal função conscientizar as pessoas a respeito dos impactos das ações humanas sobre a natureza, além de incentivar o combate à degradação ambiental. Também suscita no indivíduo, a compreensão do meio ambiente em suas diversas dimensões política, social, cultural e econômica. Pensando no ensino dos princípios básicos da Educação Ambiental, o presente estudo se dispôs a apresentar, de forma breve, sua contextualização histórica na educação básica, assim como uma análise de relatos da prática de professores durante o cenário pandêmico. Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa que por meio de um levantamento bibliográfico e também de um questionário foi possível obter os dados para a elaboração deste estudo. A pesquisa possibilitou a constatação de que, independentemente do contexto que se instale no mundo, seja ele adverso ou favorável, a Educação deve sempre cumprir o papel de proporcionar o acesso ao conhecimento, possibilitando aos sujeitos a planejar as ações de transformação sustentável da sociedade.

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Biografia do Autor

Dalila Cruz Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É especialista em ensino de Ciências (UFRB); Professora contratada pelas redes privada e pública do município Amargosa. Atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

José Gilberto da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutorado pela UFMG; Professor Associado do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Membro dos seguintes grupos de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB e PƎQUI - Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química do CFP/UFRB.

Mara A. Alves da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Química do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Líder do Grupo de Pesquisa Ensino Extensão em Educação Química (PƎQUI) do CFP/UFRB e Membro do grupo de pesquisa: DOCFORM- Grupo de Pesquisa em Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Costa, D. C., Silva, J. G. da, & Silva, M. A. A. da. (2022). EDUCAÇÃO AMBIENTAL DURANTE A PANDEMIA: REFLETINDO A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.11029

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Artigos