CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM AS PESQUISAS E DOCUMENTOS OFICIAIS?
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10093Palavras-chave:
Crianças pequenas, Curiosidade natural, Práticas PedagógicasResumo
As concepções que temos de Ciências são adquiridas desde os primeiros anos da educação básica e refletem na formação de um cidadão ativo e investigador. Diante desta relevância, esse artigo objetiva apresentar análises de publicações de pesquisas desenvolvidas no âmbito nacional/ internacional e documentos norteadores de Ciências na Educação Infantil que abordam sobre a relevância da inserção da criança pequena no universo científico, na perspectiva do Ensino de Ciências por Investigação. O percurso teórico-metodológico contou com a pesquisa documental bibliográfica. A literatura mostrou que há mais de vinte anos pesquisadores já sinalizavam a importância da apresentação de conceitos científicos desde os primeiros anos da educação básica (FUMAGALLI, 1998; BIZZO, 1998; ROSA, 2001) e abordavam os desafios e possibilidades da inserção da criança pequena no universo das Ciências. Foi possível constatar nos documentos oficiais de educação no Brasil, aspectos do currículo de ciências para crianças pequenas (BRASIL, 2010; BRASIL, 2012; BRASIL, 2017), mesmo que de forma indireta. Percebemos, que muitas são as possibilidades para apresentar conceitos científicos na EI, destacando que o questionamento e a curiosidade da criança com relação ao mundo que a cerca são fatores fundamentais para essa introdução.
Downloads
Referências
ALENCAR, Raimundo Nonato Brilhante de. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências na Amazônia) – Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, AM. 2015. 190p.
ALMEIDA, Erick Rodrigo Santos; FACHÍN-TERÁN, Augusto. A alfabetização científica na Educação Infantil: possibilidades de integração. Latin American Journal of Science Education, v. 2, p. 12032-12036. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305221397_A_alfabetizacao_cientifica_na_educacao_infantil_possibilidades_de_integracao. Acesso em: 13 ago. 2021.
ARCE, Alessandra; SILVA, Débora; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; LIMA, Marileide Moutinho Pamponet; ROCHA, Daniele Santos. EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 72-80, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/33597. Acesso em: 12 dez. 2021.
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Editora Ática, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. 2ª Versão. Secretaria de Educação Fundamental: MEC – Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 13 dez. 2021.
BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Vol 3. Brasília, DF: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 12. dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 08 nov. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/obeducpacto/files/2019/08/Caderno-de-Apresentacao-1.pdf. Acesso em: 12. nov. 2021.
BRASIL. Ministério Da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 de jul. 2018.
CACHAPUZ, Antônio; PRAIA, João; JORGE, Manuela. Da educação em ciência às orientações para o ensino das ciências: um repensar epistemológico. Ciência e Educação. v. 10, n. 3, p. 363 – 381. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/dJV3LpQrsL7LZXykPX3xrwj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 26 Jun. 2020.
COLINVAUX, Dominique. Ciências e crianças: Delineando caminhos de uma iniciação às ciências para crianças pequenas. In: Contrapontos. vol. 4, n. 1. p.105-123. 2004. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/753. Acesso em: 14 jul. 2021.
DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves; TRIVELATO, Silvia Luzia. Ciências na Educação Infantil: desenhos e palavras no processo de significação sobre seres vivos. In: Enseñanza de lãs Ciências, vol. Extra. 2009. p. 3236-3248. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8HBHZrPhvLtRMRRv9sQTVfv/?format=pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.
DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves; TRIVELATO, Silvia Luzia. Crianças pequenas no processo de significação sobre borboletas: como utilizam as linguagens? In: Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3. p. 687-702. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8HBHZrPhvLtRMRRv9sQTVfv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12. Jan. 2021.
ESHACH, Haim. Science literacy in primary schools and pré-schools. Netherlands: Spirnger, 2006.
FOX, Jill; LEE, Joohi. When Children Draw vs When Children Don‟t: Exploring the Effects of Observational Drawing in Science. Scientific Research. V. 4, n° 7ªed. p. 11- 14. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276493196_When_Children_Draw_vs_When_Children_Don't_Exploring_the_Effects_of_Observational_Drawing_in_Science. Acesso em: 13 mar. 2020.
FREITAS, Andreia Cristina Santos. Investigação Científica na Educação na Educação Infantil. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Ilhéus, 2016. 151p.
FREITAS, Andreia Cristina Santos; BRICCIA, Viviane. O Desenvolvimento de Habilidades de Investigação Científica na Educação Infantil: uma análise a partir de uma sequência de ensino investigativa. XI ENPEC – Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, Julho, 2017.
FREITAS, Andreia Cristina; BRICCIA, Viviane. As potencialidades de uma sequência de ensino investigativa na educação infantil. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-23, 7 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index. php/encantar/article/view/8947. Acesso em: 20 jun. 2021.
FUMAGALLI, Laura. O ensino das ciências naturais no nível fundamental da educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda. Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre: ArtMed, p. 13-31.1998.
HOWITT, Christine; LEWIS, Simon; UPSON, Emily. It’s a mystery! A case study of implementing forensic science in preschool as scientific inquiry. Australasian Journal of Early Childhood. p. 45-55. 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11937/20412. Acesso em: 14 abr. 2020.
MALAFAIA, Guilherme, RODRIGUES, Aline Sueli de Lima. Uma reflexão sobre o ensino de ciências no nível fundamental da educação. In: Ciência & Ensino. vol. 2, n. 2, junho, p. 1-9. 2018. Disponível em: https://docplayer.com.br/18109789-Uma-reflexao-sobre-o-ensino-de-ciencias-no-nivel-fundamental-da-educacao.html. Acesso em: 15 jun. 2019.
MICARELLO, Hilda Aparecida Linhares Silva. Práticas pedagógicas e respeito à cidadania infantil. In: José Jacckson Reis dos Santos; Maria Iza Pinto de Amorim; Sandra Márcia Campos Pereira. (Org.). A qualidade na educação infantil e os direitos da criança pequena. 1ed. Vitória da Conquista: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), 2013, p. 23-36.
MORAES, Tatiana Schneider Vieira de. O desenvolvimento de processos de investigação científica para o 1o. ano do ensino fundamental. - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/São Paulo, 2015. Tese de Doutorado. USP. 248 p.
PATRICK, Helen; MANTZICOPOULOS, Panayota; SAMARAPUNGAVAN, Ala. Motivation for Learning Science in Kindergarten: Is There a Gender Gap and Does Integrated Inquiry and Literacy Instruction Make a Difference. Journal of Research in Science Teaching. V. 46, N°. 2, p. 166–191. 2009 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.20276. Acesso em: 13 ago. 2020.
ROSA, Terezinha Dutra da. Ensino de Ciências e Educação Infantil. Educação Infantil: pra que te quero?/ Organização: Maria Craidy e Gládis Elise da Silva Kaercher. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 101-109.
SÁ, Alessandra Latalisa de. Um olhar sobre a abordagem educacional de Reggio Emilia. Revista Paidéia, v. 7, n. 08, p. 55-80. 2010. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/1281. Acesso em: 26 out. 2020.
SAMARAPUNGAVAN, Ala; MANTZICOPOULOS, Panayota; PATRICK, Helen. Learning Science Through Inquiry in Kindergarten. In: Science Education. p. 868 – 908. 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/sce.20275. Acesso em: 13 jun. 2020.
SANTOS. Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 36 set./dez, p. 474-492. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/C58ZMt5JwnNGr5dMkrDDPTN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 jun. 2020.
SILVA, Mara A. Alves. Ciência, tecnologia e sociedade, experimentação e formação inicial de professores de química: explorando possibilidades. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2016.
SOUZA, Caroline Rodrigues de. A Ciência na Educação Infantil: Uma análise a partir dos projetos e reflexões desenvolvidos por educadores infantis. Carolina Rodrigues de Souza (Dissertação de mestrado) - São Carlos: UFSCar, 2009. 152 f.
SPODEK, Bernard; SARACHO, Olivia. Ensinando crianças de três a oito anos. Porto Alegre: Artmed, 1998.
STEGELIN, Dolores. Application of the Reggio Emilia approach to early childhood Science curriculum. Early Childhood Education Journal, p. 163–169. 2003. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1022013905793. Acesso em: 13 fev. 2021.
STUDART, Nelson. Prefácio. In: ARCE, Alessandra, SILVA, Debora. VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011. p. 9-12.
VIECHENESKI, Juliana Pinto; LORENZETTI, Leonir; CARLETTO, Marcia Regina. Desafios e práticas para o ensino de ciências e alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 7, n. 3, p. 853-876. 2012. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3470. Acesso em: 26 fev. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.