ATIVIDADES STEAM MAKER: INVESTIGANDO CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EXTRACURRICULARES NO IFBA CAMPUS SEABRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10184

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, STEAM, Maker, Práticas extracurriculares

Resumo

A educação STEAM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics – contempla as ciências de modo interdisciplinar e contextualizado. Trata-se de uma abordagem que, aos poucos, tem sido implementada no ensino básico com capacidade de auxiliar o estudante a compreender os reais sentidos dos seus aprendizados ao desenvolver habilidades, a criatividade e conhecimentos específicos tornando-o livre para aprender. Com igual perspectiva, surge o movimento Maker, conhecido como o “faça você mesmo”, o qual oportuniza o experimentar, o fazer e o testar. Busca-se atribuir significados aos saberes, aproximando do aluno atividades práticas para a criação de algum instrumento ou protótipo. Nesse contexto, o presente artigo analisa as iniciativas do Laboratório de Educação STEAM Maker (LESTEAMM) expondo os resultados obtidos e discutindo suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se que o projeto, ao promover práticas extracurriculares no âmbito STEAM Maker, estimulou a curiosidade, o gosto pela leitura e novas perspectivas para a maneira de adquirir o conhecimento científico. Ao aproximar dos estudantes práticas que exploram as ciências e a tecnologia de forma aplicada, estes desenvolveram o senso crítico e habilidades para um melhor uso das ferramentas tecnológicas, contextualizando os aprendizados com base em experiências práticas e discussões coletivas.

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Biografia do Autor

Rafaelle da Silva Souza, IFBA

Doutora em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências. Departamento de Física; Instituto Federal da Bahia campus Salvador.

Joelson Novaes Sá Teles, Instituto Federal da Bahia

Curso técnico integrado em Meio Ambiente. Instituto Federal da Bahia campus Seabra

Laura de Araújo Rodrigues, Instituto Federal da Bahia

Curso técnico integrado em Informática. Instituto Federal da Bahia campus Seabra

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Souza, R. da S., Teles, . J. N. S., & Rodrigues, L. de A. . (2022). ATIVIDADES STEAM MAKER: INVESTIGANDO CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS EXTRACURRICULARES NO IFBA CAMPUS SEABRA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10184

Edição

Seção

Dossiê Temático