PEDAGOGIAS DE FAVELAS: EDUCAÇÃO POPULAR, EMANCIPAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10289

Palavras-chave:

Diversidade, Pedagogias de favelas, Periferias Urbanas

Resumo

As favelas são territórios marcados historicamente pela negação de direitos, mas são também lócus de rica diversidade sociocultural. Nestes contextos, as escolas têm potencial transformador de contribuir para a construção de sociedades mais equânimes. Destarte ao se questionar sobre quais elementos devem compor as práticas curriculares comprometidas com a transformação social em comunidades de favela, o presente trabalho visa apresentar uma perspectiva pedagógica de viés emancipatório e descolonizador centrado de forma crítica nas construções culturais, identitárias, históricas e epistemológicas das comunidades de favelas. Para tanto, partindo de análises bibliográficas e apresentando resultados de pesquisa monográfica, realizada com estudantes e professores de escola pública, são discutidos alguns elementos socioculturais relevantes de serem incluídos nas práticas pedagógicas educacionais. Como resultados o artigo apresenta elementos necessários à construção de perspectivas pedagógicas emancipadoras e descolonizadoras, comprometidas com a transformação social com base na cultura dos sujeitos das favelas, reconhecendo suas potencialidades e contradições a partir do diálogo horizontal com a comunidade local e os movimentos sociais representantes dos anseios populares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Jesus Arouca, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Educador Social. Pedagogo. Mestre em Educação em Contemporaneidade. Professor do Ensino Fundamental I no município de Salvador-BA. Docente em regime temporário na Universidade do Recôncavo da Bahia

Cláudia Pons Cardoso, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente Titular da Universidade do Estado da Bahia. Docente do Programa de Pós-Graduação Profhistória/UNEB. Pesquisadora do Centro de Estudos em Gênero, raça/etnia e sexualidade Diadorim.

Referências

AROUCA, M. de J. Favelas Pedagógicas: distanciamentos e aproximações entre a cultura escolar e a cultura da (o) educanda (o) de favela. 2017. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Pedagogia, Universidade do Estado da Bahia, Bahia. 2017.

AROUCA, M. de J.; RIBEIRO, A. C. L. Pedagogias Favelares: Educação em Direitos Humanos e a Lei 10.639/03. In: BOMFIM, N. R.; MEIRELES, E.; SANTANA, L. A. A. (Org.). Representações, educação e interdisciplinaridade: abordagens teórico-práticas na interface entre diversidade e direitos humanos. Cruz das Almas: UFRB, 2019, p. 17–25.

AROUCA, M. de J.; BOMFIM, N. R.; ARAUJO, J. S. de; RIBEIRO, A. C. L. Emancipação e descolonização da educação na favela. In: SANTOS, K. da S.; NUNES, E. J. F.; SANTOS, P. J. P. (Org.). Educação na contemporaneidade: globalização, novas aprendizagens e emancipação. Curitiba: Editora CRV. 2019, p. 167 – 182.

ARROYO, M. G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2012.

BRANDÃO, C. R.; FAGUNDES, M. C. V. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 89-106, jul/set., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmYHVqgFMPBfJTjXsRjFFvc/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 dez. 2016.

DUSSEL, E. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n. 1, p. 51-73 jan./abr. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wcP4VWBVw6QNbvq8TngggQk/?lang=pt. Acesso em: 16 dez. 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária, IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v. 18, nº 1, dez. 2012, p. 10-32. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386 Acesso em: 13 dez. 2021.

GOHN, M. G. Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16, n. 47, p. 333-361, maio-ago. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vXJKXcs7cybL3YNbDCkCRVp/abstract/?lang=pt Acesso em: 12 dez. 2018.

GOMES, N. L. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

HALL, S. A questão multicultural. In: HALL, S.; SOVIK, L. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003, p. 49-94.

IBGE. Censo demográfico 2010: Aglomerados subnormais: informações territoriais. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/552/cd_2010_agsn_if.pdf. Acesso em: 12 dez. 2018.

MIGNOLO, W. D. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Cadernos de Letras da UFF, Rio de Janeiro, n. 34, p. 287-324, 2008. Disponível em: http://professor.ufop.br/sites/default/files/tatiana/files/desobediencia_epistemica_mignolo.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 107-130. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/20100624103322/12_Quijano.pdf. Acesso em: 12 dez. 2018.

SILVA, G. ReFavela (notas sobre a definição de favela). Lugar Comum: estudos de

mídia, cultura e democracia, n. 39, p. 37–43, 2013. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/lc/article/view/50827/27570. Acesso em: 12 dez. 2018.

SILVA, J. de S.; BARBOSA, J. L.; BITETI, M. de O.; FERNANDES, F. L. (Org). O que é favela, afinal? Rio de Janeiro: Observatório de Favelas, 2009.

SOUZA, Â. G. Favelas, invasões e ocupações coletivas nas grandes cidades brasileiras – (Re). Qualificando a questão para Salvador- BA. Cadernos Metrópole, n. 05, p. 63-89, 2001. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/metropole/article/view/9297. Acesso em: 02 jan. 2020.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 letras. p. 12-42, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Arouca, M. de J. ., & Cardoso, C. . P. . (2022). PEDAGOGIAS DE FAVELAS: EDUCAÇÃO POPULAR, EMANCIPAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO: . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-19. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10289

Edição

Seção

Artigos