CONSTRUINDO RAZÕES PARA A DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UM CURSINHO POPULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFBA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10303

Palavras-chave:

Cursinho populares, Formação de professores, Educação não-formal, Ensino de ciências

Resumo

Colaborando com a compreensão acerca da dinâmica dos cursinhos populares, os quais se configuram como um espaço não-formal de educação, a presente investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa que visa identificar as contribuições do Pré-Vestibular Social (PréVest) na formação inicial dos professores de ciências. Seis professores que atuaram ou que ainda atuam no projeto foram entrevistados de forma semiestruturada e suas respostas foram interpretadas com base em três categorias de análise. Primeiramente, discutimos a possibilidade do PréVest ser um espaço viável para a realização do movimento dialético entre a teoria e prática pedagógica. Refletimos também sobre como os professores consideram o público-alvo na sua prática pedagógica. E, por fim, relacionamos a permanência neste projeto com a criação de motivações pessoais para o seguimento na docência. Os resultados apontaram algumas tentativas de realização do movimento dialético entra a teoria e prática. Assim, pudemos identificar que, embora as formas de ensino sejam diversificadas, a falta de consideração do público-alvo compromete a utilização de uma abordagem crítica dos conteúdos.

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Biografia do Autor

Hugo Henrique David da Silva Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui licenciatura e bacharelado em Química pela UFBA.

Hélio da Silva Messeder Neto, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Química pela UFBA, mestrado e doutorado pelo programa de pós graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. É professor adjunto da Universidade Federal da Bahia e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. É líder do grupo de pesquisa ENCONCIENCIAs (Grupo de Pesquisa em Ensino Concreto de Ciências).

 

Raiana Wilsa Linhares Oliveira , Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Química Inorgânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui licenciatura e bacharelado em Química pela UFBA.

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Santos, H. H. D. da S. ., Messeder Neto, H. da S., & Oliveira , R. W. L. . (2022). CONSTRUINDO RAZÕES PARA A DOCÊNCIA: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DE UM CURSINHO POPULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA UFBA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-27. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10303

Edição

Seção

Dossiê Temático