PERSPECTIVAS E DEBATES CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DESAFIADORES: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10384

Palavras-chave:

Formação docente, Pandemia, Pós-pandemia, Relato de experiência, Licenciatura

Resumo

Em tempos desafiadores como os que vivemos, discutir a formação docente implica pensarmos os processos educativos nas suas mais diversas perspectivas. A proposta deste artigo é problematizar a formação docente em tempos pandêmicos e pós pandêmicos, a partir do relato de uma experiência realizada em um curso de licenciatura, com o uso de recursos tecnológicos dentro da perspectiva crítica de educação. Recursos esses que foram utilizados como instrumentos de mediação e diálogo, buscando a formação ampliada dos estudantes, em meio às discussões sobre a necessidade do resgate da importância do conhecimento científico como forma de enfrentamento ao negacionismo e a desvalorização da vida em geral. Ressalta-se que as oportunidades de diálogos síncronos entre professores e estudantes foram fundamentais para propiciar o desenvolvimento do processo. Os momentos dialógicos para orientação, elaboração e discussão coletivas confirmaram a hipótese de que as tecnologias quando utilizadas de forma complexa, podem potencializar as mediações no processo de aprendizagem. O texto faz uma contextualização sobre a formação docente, discute os pressupostos dessa formação na perspectiva crítica, apresenta a experiência de formação em um curso de licenciatura no âmbito da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e tece as considerações a respeito dos desafios enfrentados no atual cenário.

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Biografia do Autor

Luciana dos Santos Rosenau, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutora em Educação - UFSC, licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

Doutora em Educação - UFPR, licenciada em Pedagogia. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - IFPR

 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Rosenau, L. dos S. ., & Urbanetz, S. T. (2022). PERSPECTIVAS E DEBATES CRÍTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DESAFIADORES: UMA EXPERIÊNCIA MEDIADA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(7), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10384

Edição

Seção

Artigos