O uso do whatsapp na Educação Infantil: que caminho tomar com o ensino remoto, o desafio estava posto!
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v4i11.12769Palavras-chave:
Educação Infantil, Escola Pública, Ensino Remoto, WhatsappResumo
Resumo: Em meio à pandemia provocada pela COVID-19,as instituições de ensino no Brasil colocaram em ação o Ensino Remoto Emergencial - ERE, solução temporária e estratégica, que possibilitou a comunidade escolar realizar, dentro das circunstâncias possíveis, as atividades de ensino. Os professores, em caráter de urgência, trabalharam com conteúdos até então desenvolvidos presencialmente, em uma realidade totalmente nova, tornando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC como um importante recurso durante este período pandêmico. Objetivo deste relato é analisar o uso do aplicativo WhatsApp como recurso pedagógico no ERE, na Educação Infantil, os desafios e aprendizados para os docentes. Optamos metodologicamente por um relato de experiência, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento para construção dos dados observações registradas durante um estágio extracurricular, numa turma de pré-escola da rede pública, no interior do Estado da Bahia, com crianças do Pré 1, da faixa etária de 04 a 05 anos. Concluímos que o uso do WhatsApp durante o Ensino Remoto Emergencial com crianças pequenas evidenciou dificuldades que há tempos permeiam a realidade da Educação Infantil pública e a necessidade do investimento não só na infraestrutura das escolas, mas, na formação continuada dos docentes.
Downloads
Referências
BRASIL. Base nacional comum curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC; SEB, 2018. Acesso em: 18 set. 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. CNE/Parecer 05/2020 de 28 de março de 2020c. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: <https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Parecer-CNE-CP_5_2020-1-HOMOLOGADO.pdf> Acesso em: 26 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº: 11/2020. Aprovado em 07 jul. 2020. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391%20-pcp011-20&category_slug=julho-2022-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 jul. 2022.
CETIC.BR.Dificuldade dos pais para apoiar alunos e falta de acesso à Internet foram desafios para ensino remoto – TIC Educação, 2021.<https://cetic.br/en/noticia/dificuldade-dos-pais-para-apoiar-alunos-e-falta-de-acesso-a-internet-foram-desafios-para-ensino-remoto-aponta-pesquisa-tic-educacao/>Acesso em: 13 jul. 2022.
CETIC.BR.Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC Domicílios, 2021. Disponível em: <https://data.cetic.br/explore/?pesquisa_id=1&unidade=Domic%C3%ADlios>Acesso em: 09 nov. 2022.
CETIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no Brasil: Acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC Domicílos). 2020. Disponível em:<https://cetic.br/pesquisa/domicilios/indicadores.>Acesso em: 6 jul. 2020.
DIAS, Érika; PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A educação e a Covid-19. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020.
FERREIRA, Verônica Moreira Souto; OLIVEIRA, Tálita Regina Henrique de; SILVA, Maria Ivonaide Félix Duarte da. Desafios em tempos de pandemia: o ensino remoto emergencial da educação física no ensino fundamental. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em:
<https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1272.> Acesso em: 15 ago. 2021.
GARCIA, Tânia Cristina Meira et. al. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Natal: SEDIS/UFRN, 2020.
GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S. de; ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com Pesquisa. In: Cap. 6: Estágio, pesquisa e produção do conhecimento na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2015.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para Promover: as setas do caminho. 7ª edição. Porto Alegre: Mediação, 2001.
HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliação enquanto mediação. Avaliação: mito e desafio – uma perspectiva construtivista.45ª ed. Porto Alegre, Mediação, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. São Paulo: Papirus Editora, 2012.
KRAMER, Sonia. Infância, cultura contemporânea e educação contra a barbárie. Revista Teias, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 14, ago. 2007. ISSN 1982-0305. Disponível em:<https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23857>.Acesso em: 11 nov. 2022.
LINHARES, M. B. M., & ENUMO, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200089. p. 1-14 Disponível em: <https://www.scielo.br/j/estpsi/a/CrYD. 84R5ywKWBqwbRzLzd8C/?lang=pt.>Acesso em: 07 de jun. 2022.
LOPES, C. G.; VAS, B. B. O Ensino de História na Palma da Mão: o WhatsApp como ferramenta pedagógica para além da sala de aula. Atas do Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância. São Carlos: UFSCar, 2016.
LOUREIRO, R. Pesquisa revela os aplicativos de mensagem mais utilizados no Brasil. Exame, 04 de set. 2019. Tecnologia.Disponível em: <https://tinyurl.com/y7uaan88>.Acesso em: 14 jun. 2022.
MAGALHÃES, C. (15 de Jun de 2020). 1 Live ( 23:32). Educação Infantil na Pandemia. Acesso em 01 de out de 2022, disponível em Publicado no canal Blog BaguncEI: https://www.youtube.com/watch?v=SmsxVuOYEXE
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.
MONTEIRO, Renata Lúcia de Souza Gaúna;SANTOS, Dayane Silva.A utilização da ferramenta Google Forms como instrumento de avaliação do ensino na Escola Superior de Guerra.Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 4, n. 2, 2019.
OLIVEIRA, Formosinho Júlia. Documentação pedagógica e avaliação na educação infantil: um caminho para a transformação. Porto Alegre; Penso, 2019.
PIAGET, J. Biologia e conhecimento. Porto, Portugal: Rés Editora, 1978.
UFJF. Universidade Federal de Juiz de Fora-Campus Governador Valadares. Instituto de Ciência da Vida Departamento de Nutrição. Intrutivo para elabaração de relato de experiência. Estágio em Nutrição em Saúde Coletivo. 2016. Disponível em: <https://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%C3%A7%C3%B5es-Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-Relato-de-Experi%C3%AAncia.pdf.> Acesso em: 10 set. 2022.
WHATSAPP. WhatsApp Inc. 2020. Disponível em: Acesso em: 13 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.